Como fica o nariz depois da cirurgia de carne esponjosa?

Perguntado por: emeireles4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Depois da cirurgia, você sentirá um pouco de inchaço e sensibilidade dentro do nariz, mas isso é normal. Você poderá apresentar sintomas parecidos com uma forte gripe ou sinusite. Isso ocorre por causa do inchaço, do sangue seco, do muco e das crostas no nariz.

Uma cirurgia de correção de desvio de septo, que é diferente de um procedimento estético, não muda a forma do nariz. Não há mudança externa, apenas interna para promover uma respiração melhor.

Respiração: Roncos e obstrução nasal podem ocorrer devido ao inchaço após a cirurgia, o que normalmente melhora após 10 a 14 dias.

As adenoides podem continuar crescendo, se não forem tratadas da maneira correta. Quanto maior a carne esponjosa no nariz, maior a obstrução da passagem de ar pelas vias respiratórias. A ausência do tratamento da carne esponjosa no nariz pode provocar dores de cabeça intensas, bronquite, otite e outras doenças.

Assim como outras cirurgias que também tratam das vias aéreas, a Adenoidectomia é feita pela boca e não causa sangramentos. Aproximadamente 30 minutos. Anestesia Geral. Até 6h, com alta no mesmo dia.

No pós operatório de cirurgia nasal, o ideal é fazer lavagem( irrigação) com soro fisiológico 0,9% , enchendo uma seringa de 10-20 ml e esvazia-lá dentro de cada narina, evite inclinar a cabeça para trás. Isso pode ser repetido a cada 2 horas ou de acordo com a preferência do seu cirurgião ou necessidade.

Os principais riscos da cirurgia para solucionar a hipertrofia da adenoide são: febre, inchaço no rosto, vômitos e sangramento. Qualquer um desses sintomas deve ser comunicado de imediato ao médico. É importante também seguir à risca os cuidados pós-operatórios para evitar infecções.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e as adenoides removidas pela boca. Apesar de simples, com duração média de 30 minutos e alta normalmente dada no mesmo dia, a recuperação vai levar uma média de 02 semanas onde é necessário repouso e reclusão.

O que esperar no pós-operatório
Respiração: o nariz ainda pode ficar entupido por 1-2 semanas, o que é evitado com a lavagem nasal.

Durma com uma cabeceira mais alta: Ele também recomenda dormir com um travesseiro mais elevado durante os primeiros dias após a cirurgia, para garantir maior segurança e conforto à região. Mantenha o repouso pelo tempo necessário: “A gente normalmente orienta o afastamento do trabalho por 15 dias.

Em média, o edema (inchaço) do septo regride em aproximadamente 15 dias, já o edema e formação de crostas dos cornetos pode demorar até 30 dias para melhora completa.

Limpar as perdas de sangue, mas não assoar o nariz; Manter o repouso no leito, em posição lateral ou ventral; Incentivar a criança a beber líquidos frios de 2 em 2 horas (para diminuir a dor ao engolir, a hemorragia e o edema); Evitar dar chupeta e mamadeira.

O paciente deve usá-las de acordo com a orientação fornecida na alta pós-operatória. È terminantemente proibido assoar o nariz e espirrar com as narinas ,deve-se abrir a boca para tossir e espirrar. Deve-se evitar o calor e sobretudo o sol por proporcionar vasodilatação e aumentar o sangramento.

A cirurgia de adenoide pode ser feita a partir dos 6 anos, mas nos casos mais graves, como apneia do sono, em que há parada da respiração durante o sono, o médico pode sugerir a cirurgia antes dessa idade.

O que causa a carne esponjosa? As adenoides podem inchar em razão de infecções de maneira muito similar ao que acontece com as amídalas e, geralmente, as infecções desses órgãos estão correlacionadas.