Como fica o nariz de quem tem rinite?

Perguntado por: raragao . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 14 votos

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

A obstrução nasal provocada pela rinite alérgica, quando acomete pacientes em fase de crescimento, pode levar a várias alterações na face e na oclusão dentária, tais como bruxismo, olheiras e apinhamento dentário, além de distúrbios do sono.

Espirros, coriza, nariz fungando, entupido e dormir de boca aberta parecem sinais de gripe, porém, esses sintomas também são características de uma crise de rinite alérgica.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Crises de rinite alérgica podem durar alguns dias, semanas ou até meses, conforme o tempo de exposição da pessoa a determinado alérgeno (substância responsável por causar a crise alérgica).

Irritação no nariz, olhos ou garganta.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)

A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.

A rinite alérgica, quadro marcado por nariz entupido, espirros repetidos, coceira no rosto e dificuldade para respirar, costuma piorar no outono ou no inverno e está relacionada a alguns gatilhos do ambiente, como poeira, pelos de animais, ácaros e pólen.

Cebola; Alho; Bebidas alcoólicas; Leite e derivados (em quem tem alergia à proteína).

Água e sal
Enquanto faz em uma narina, mantenha a cabeça inclinada para que a água saia pelo outro lado. Ao finalizar a lavagem, expire com o nariz antes de realizar uma inspiração para limpar as narinas de qualquer resquício da solução.

A rinite seca uma doença bastante comum, e em muitos casos crónica, pelo que é importante tratá-la para prevenir eventuais complicações. É uma condição que afeta a mucosa nasal e pode gerar incómodos nas pessoas que dela padecem.

Outras medidas, naturais e econômicas, que ajudam na melhora dos sintomas da rinite alérgica:

  1. Banho quente;
  2. Inalação com soro para umidificar a mucosa;
  3. Nebulizações e irrigações são algumas opções de tratamento eficazes.

evite acúmulo de caixas, objetos e ursos de pelúcia no quarto do alérgico. Cuidado com objetos embaixo da cama ou sobre os armários, pois aumenta a superfície para acúmulo de poeira doméstica e bolor.

Nos casos em que ela é crônica, o paciente pode fazer uso de medicamentos que aliviam os sintomas, como analgésicos e descongestionantes (ajudam a conter a coriza). A inalação,a ingestão de bebidas quentes que auxiliam na hidratação e a lavagem do nariz, também podem aliviar os sintomas do paciente.

A rinite é uma inflamação na mucosa das cavidades nasais, podendo ser aguda ou crônica, ocorrendo em cerca de 25% da população. Suas causas são, principalmente, alergias e viroses (como resfriado e gripe). Já a sinusite (ou “rinossinusite”) é a inflamação na mucosa das cavidades paranasais (ou “seios da face”).

Os ácaros, que no tempo frio estão presentes em maior concentração no ar, podem ser um grande problema na vida de quem tem rinite alérgica2,5. Isso ocorre principalmente por causa dos ácaros que se juntam às partículas de poeira, sendo que as proteínas presentes nas suas fezes são alergênicas.

O quarto de dormir deve ser preferentemente bem ventilado e ensolarado. Evitar travesseiro e colchão de paina ou pena.