Como fica o muco vaginal depois da fecundação?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Algumas mulheres ainda podem perceber um pequeno sangramento, chamado de sangramento de nidação. Neste caso o muco cervical é tingido de marrom ou rosa.

Com a nidação, ocorre uma pequena descamação da camada endometrial, resultando em um corrimento que pode ser amarronzado ou rosado, em algumas mulheres. Essa secreção pode permanecer por alguns dias, é inodora e não causa desconfortos ginecológicos, como coceira ou ardência.

Como saber se houve fecundação

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Na gravidez
O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais. Isso é importante para impedir que bactérias e outros microrganismos se desenvolvam no útero e causem complicações na gravidez.

Se você tem acompanhado seu ciclo menstrual enquanto se prepara para a gravidez, você já deve saber que o muco cervical aumenta e engrossa durante a ovulação para ajudar a transportar o espermatozoide para encontrar o óvulo. Em um ciclo sem concepção, o muco cervical elástico secará dentro de 24 horas de ovulação.

Elástico e transparente: Esse é um dos mucos que podem aparecer e também assustar a gestante. Normalmente esse muco aparece em qualquer fase da gravidez e é bem semelhante ao muco fértil. Porém, é apenas devido ao aumento dos níveis de estrogênio no corpo. É possível ver esse muco quando fizer a higiene após o xixi.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

No início, pode ser espesso e pegajoso ou viscoso e ficar mais úmido e cremoso, como uma loção. Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

Na gravidez
O muco cervical continua sendo produzido normalmente na gestação, mas ele se torna mais espesso e com tom esbranquiçado devido às alterações hormonais. Isso é importante para impedir que bactérias e outros microrganismos se desenvolvam no útero e causem complicações na gravidez.

Para todas as mulheres, o período entre ovular e menstruar será de cerca de 14 dias antes do início de um novo ciclo.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual. A união entre os gametas masculino e feminino gera uma célula primordial (zigoto), cujo núcleo é formado pela fusão dos pronúcleos do óvulo e do espermatozoide, que contêm, cada um, metade do material genético de um ser humano.