Como fica o joelho depois da retirada do menisco?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

No geral, 95% das pessoas que tem a retirada do menisco, vão apresentar algum tipo de contato, atrito ou problema cartilaginoso no joelho. Nem todos são sintomáticos, mas estes são bem comuns. Outros estudos mostram um aumento da pressão óssea, entre tíbia e fêmur, na casa dos 300%.

O tempo de recuperação varia entre 2 e 3 semanas quando a cirurgia é no menisco medial e pode durar até 2 meses quando a lesão foi no menisco lateral. Durante o período de recuperação é fundamental seguir as orientações médicas e fisioterapêuticas, além de realizar exercícios indicados.

Somente após a cirurgia e todos os cuidados necessários no pós-operatório é que o indivíduo pode voltar a praticar atividades físicas.

Pacientes com ruptura de menisco apresentam dor no joelho, alternando períodos de melhora e piora, atividades que envolvam agachamento podem exacerbar a dor. Edema e inchaço também podem estar presentes.

O tratamento pode esperar e brincar com a dor, não necessariamente. Se não forem tratadas, as lesões meniscais podem limitar sua capacidade de realizar atividades diárias e participar de exercícios e esportes. Em casos graves, pode levar a problemas de joelho de longo prazo, como artrite.

Com certeza é possível não operar uma lesão de menisco. A maioria das lesões são capazes de responder e ter um bom resultado com o tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia.

Tratamento sem cirurgia para a lesão do menisco no joelho
Medicações por sistêmicas para controle de sintomas e inflamação. Medidas não farmacológicas de controle de dor (gelo, entre outras) Infiltração do joelho (injeção na articulação) para controle de sintomas e inflamação.

Quando se opta por se tratar uma lesão do menisco sem cirurgia, além de recursos da fisioterapia, pode-se também utilizar a infiltração do joelho com corticoides associados ou não ao ácido hialurônico no arsenal terapêutico. A taxa de sucesso gira em torno de 50 a 60%.

Estando o paciente confortável e seguro, o mesmo pode andar sem auxílio da muleta a partir do sétimo dia após a cirurgia. Dirigir automóveis: recomenda-se entre 1 a 2 semanas sem dirigir.

Não coloque almofadas embaixo do joelho operado. Continue com os exercícios aprendidos no hospital. Entre o 7º e 10º dias após a cirurgia, seu joelho deve dobrar até 90º. A presença de um acompanhante será necessária até você andar com muletas ou andador com segurança.

Um pouco de inchaço e hematoma pode ser comum após uma artroscopia de joelho. Porém, medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios podem vir a ser prescritos. A reabilitação após a cirurgia é realizada por meio de sessões de fisioterapia seguindo protocolos especiais de acordo com o problema tratado.

Quais são os riscos das cirurgias de menisco
Fratura de insuficiência; Lesão de nervo; Infecção; Complicações clínicas, anestésicas, trombose ou tromboembolismo.

Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

Um bom exercício é fazer agachamentos, aumentando o grau de flexão do joelho, o objetivo pode ser tentar agachar ao máximo, até ser possível sentar nos calcanhares. Ao fim de cada sessão pode ser útil colocar um bolsa de gelo durante 15 minutos no joelho para desinchar a região ou evitar que inche.

Segundo estudos, do 3º ao 6 mês, se o paciente tiver total adesão ao tratamento fisioterápico, o processo de ligamentização já permite que atividades como subir escadas e dirigir.

Muletas: geralmente utiliza-se de auxílio para andar por 1 a 2 semanas, sendo 2 muletas na primeira semana e apenas uma muleta na segunda semana. Estando o paciente confortável e seguro, o mesmo pode andar sem auxílio da muleta a partir do sétimo dia após a cirurgia.

Algumas opções de tratamento para a ruptura do menisco incluem: Fisioterapia: O tratamento com fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor do joelho, melhorar a estabilidade e a mobilidade, e reduzir a dor.

A taxa de complicações após a artroplastia total de joelho é baixa. Complicações graves, como infecção na articulação do joelho, ocorrem em menos de 2% dos pacientes. Complicações médicas significativas, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, ocorrem com ainda menos frequência.