Como fica o dedo de quem tem diabetes?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A Tenosinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, é uma inflamação no tendão responsável pelo movimento de dobrar os dedos. Os dedos afetados apresentam níveis de dificuldade em flexionar e estender, podendo até mesmo ficar em posição “travada”, por isso o nome Dedo em gatilho.

Pais e até médicos podem subestimar e confundir os sintomas.

Frequentemente, o nervo que o Diabetes mais acomete é o nervo mediano, causando os sintomas idênticos à síndrome do túnel do carpo. Mas o diabetes também acomete os outros nervos da mão (o nervo radial e o nervo ulnar), causando alterações sensitivas e motoras.

Ela é caracterizada por manchas indolores e escuras, de coloração entre o vermelho e o marrom, que aparecem na região abaixo do joelho, principalmente, mas podem surgir também nos cotovelos, tronco e abdômen.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos.

Tratamento. O tratamento depende do grau das lesões. Em feridas não infeccionadas, o tratamento pode consistir na limpeza e no uso de curativos especiais. Já no caso de infecção, será necessário o uso de antibióticos por via oral ou endovenosa, dependendo das condições da circulação sanguínea do paciente.

CUIDADOS COM PÉS DIABÉTICOS
Dedos, calcanhar e toda as áreas do pé devem ser lavadas diariamente com água morna e sabonete. É importante não esfregar a pele ao secar com uma toalha macia. Para finalizar, aposte em um creme hidratante para evitar ressecamentos.

Unhas azuladas
Mas também podem indicar problemas circulatórios, como a doença de Raynaud, alterações respiratórias, como enfisema, asma ou pneumonia ou doenças do coração, como insuficiência cardíaca.

Os sintomas mais comuns são sede, emagrecimento, muito xixi, cansaço e fraqueza. O tratamento é com insulina e não tem como prevenir. No caso do diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas existe uma resistência. Como a insulina não age, o pâncreas entende que precisa produzir mais.

Quais os sintomas do diabetes?

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza;
  • Fadiga;
  • Mudanças de humor;
  • Náusea e vômito.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Formigamento, perda da sensibilidade, dor, sensação de queimação ou agulhadas, dormência e fraqueza nas pernas e/ou pés são os principais sintomas da neuropatia periférica, uma das complicações mais comuns nos pacientes com diagnóstico de diabetes.

O tamanho da barriga pode indicar diabetes. A medida que a cintura aumenta surgem os riscos e sinais da diabetes.

A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, conseqüentemente, diabetes.

O escurecimento localizado da pele, principalmente nas dobras do pescoço e axila, que deixa também um aspecto de estar mais grossa e aveludada, é o que se chama acantose nigricante ou nigricans. É comum em pessoas obesas com risco alto para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Pessoas com diabetes podem sofrer de um distúrbio do paladar que causa um gosto salgado, ruim ou amargo na boca. Outras complicações do diabetes que podem afetar o paladar incluem boca seca, devido aos altos níveis de açúcar no sangue, e neuropatia, que afeta os nervos da boca.

Ter sede em excesso pode ser um indicativo de diabetes. Isso acontece porque, com o aumento de açúcar no sangue, a pessoa passa a urinar mais, o que gera desidratação e, consequentemente, sede. Pessoas com diabetes costumam sentir que estão urinando mais - levantam mais à noite para ir ao banheiro, por exemplo.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.