Como fica o corpo de uma pessoa com urticária?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

A urticária é uma irritação cutânea caracterizada por lesões avermelhadas e levemente inchadas, como vergões, que aparecem na pele e coçam muito.

Alimentos dietéticos e adoçantes artificiais podem piorar certas urticárias. Como o calor pode piorar o quadro urticariforme, durante períodos de crise tente esfriar a pele. No caso de lesões em áreas limitadas, passe um cubo de gelo. Em áreas maiores tome um banho frio.

Infecções, doenças hepáticas ou de tireoide, assim como, doenças reumáticas podem ser acompanhadas de surtos de urticária. Nos casos de urticária de longa duração é comum o médico alergista orientar cautela com o uso de habituais desencadeantes, como certos medicamentos e os corantes industrializados.

A urticária aguda dura poucos dias, em geral de 1 a 5, mas há casos que podem demorar um pouco mais para sumir. Se o quadro persistir por mais de 6 semanas, classificamos a urticária como crônica. Há casos de urticária crônica que duram anos.

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:

  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

A urticária é um distúrbio bastante comum. Estudos mostram que cerca de 20%, 25% das pessoas já manifestaram pelo menos um episódio da doença na vida. Estudos recentes apontam que, na maioria dos casos, a manifestação da urticária não está correlacionada com um processo alérgico.

Não existe um exame ou teste para confirmar o diagnóstico da urticária.

A compressa fria não é um remédio, e sim uma técnica para o alívio da coceira e irritação. Para fazê-la é só colocar envolver gelo ou uma bolsa térmica com uma toalha e aplicar sobre a área afetada por 10 minutos. Sacos de vegetais congelados também podem ajudar! Repita o processo quantas vezes precisar.

Pode surgir como o resultado de exposição ao sol, suor, frio, contato, pressão e alergia a determinados tipos de alimentos, corantes, conservantes, mas também pode surgir por outros motivos, como encostar em uma planta que contenha substâncias que causem esta reação à pele ou picada de insetos.

No geral, para diminuir as coceiras é válido tomar banhos com água mais fria, a água quente piora as alergias. Evite coçar a pele, remédios e pomadas antialérgicas ajudam a amenizar o incômodo, porém precisam de prescrição médica.

A urticária pode ser a manifestação de uma alergia. Mas normalmente ela não precisa de um fator externo. Outra manifestação de pele que também pode ser confundida é a dermatite atópica. Uma doença não contagiosa, com fator hereditário e que pode estar associada à asma e rinite.

O que fazer e evitar na dieta de eliminação
À primeira vista, as listas de alimentos que devem ser evitados na dieta de eliminação parece ser mais longa do que os alimentos permitidos. A dieta exclui os culpados óbvios, produtos derivados do amendoim, leite, mariscos e soja.

Alguns estímulos físicos (como calor, frio, pressão, fricção ou luz solar) podem causar urticária por razões que não são bem compreendidas. A urticária geralmente dura menos que 6 semanas, sendo classificada como aguda. Se a urticária durar mais que 6 semanas, será classificada como crônica.

A urticária é classificada como aguda (< 6 semanas) ou crônica (> 6 semanas); os casos agudos (70%) são mais comuns que os crônicos (30%). Um possível fator desencadeante algumas vezes é identificável (p. ex., fármacos, alimentos, picadas ou ferrões de inseto, infecções).

Tipos de urticária

  • Urticária aguda. Costuma ser uma das mais simples de identificar. ...
  • Urticária crônica. Já o tipo crônico demora mais de mês para desaparecer e é desencadeado por estímulos físicos, como frio e calor. ...
  • Urticária colinérgica. ...
  • Urticária física. ...
  • Urticária ao frio ou ao calor. ...
  • Urticária aquagênica.

Sim, a dipirona (Novalgina) assim como outros analgésicos e anti-inflamatórios pode piorar a urticária em 30% dos casos. Dr.

É comum que os pacientes de urticária tentem encontrar a causa da sua doença. Buscam entender se um alimento estaria desencadeando aquelas crises de coceira, fazem restrições alimentares, cortam o ovo, a carne de porco, leite e outros alimentos, mas não apresentam melhora, as coceiras não vão embora.

Existem situações em que a urticária pode ser a primeira manifestação de alguma outra doença, como o lúpus eritematoso sistêmico, ou de doenças reumatológicas, mas também nestes casos, outros sintomas costumam acompanhar o quadro cutâneo (mal-estar, febre, fraqueza, dor articular, entre outros).

– Fatores físicos – a pressão na pele, frio, calor, exercício, a água podem causar urticária. – Medicamentos como analgésicos (dipirona e ácido acetil salicílico), anti-inflamatório, antibióticos (penicilina e sulfas) e anticonvulsivante são as principais causas de urticária.

No caso da urticária nervosa, a irritação ocorre em regiões específicas devido a um quadro de grande estresse emocional. Essa reação do sistema imune provoca sintomas como irritação na pele, vermelhidão e/ou erupções cutâneas. Os sintomas surgem de repente e, normalmente, desaparecem em menos de 24 horas.

Chá verde
Esses elementos são o que reduzem a produção de histamina.