Como fica o corpo de um corredor?

Perguntado por: itorres . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Quando você corre, o corpo aumenta o consumo de oxigênio por meio da ativação muscular, resultando em um gasto calórico mais elevado. Como consequência disso, o metabolismo trabalha mais rápido e, por isso, podemos afirmar que um dos efeitos de correr todos os dias é a perda de peso.

A velocidade e a resistência vão evoluindo e você já consegue correr um pouco mais rápido. No entanto, o corpo precisa de um tempo para estabilizar toda parte cardiovascular e articular. Isso porque o condicionamento cardiovascular leva, em média, quatro meses para se adaptar completamente ao exercício.

A corrida fortalece os músculos de toda a perna, mas principalmente nos músculos tibiais (anteriores da perna), quadríceps e cadeias posteriores (como bíceps femoral e semitendíneo).

Para que os músculos realizem movimentos, eles precisam de energia, que é produzida a partir de muitas reações químicas, nas quais os principais elementos são o oxigênio e a glicose. Porém, os atletas que correm distâncias curtas têm um metabolismo anaeróbio desenvolvido.

Os músculos inferiores dão o impacto e a força necessários para cada movimento durante a corrida, entre eles, estão os mais conhecidos, como o glúteo, quadríceps, a musculatura posterior da coxa e as panturrilhas. Mas você sabia que os braços e os ombros também são fundamentais para a prática?

Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos). Por isso, um dos pontos principais para quem tem o hábito de treinar corrida todo dia é um trabalho específico e equilibrado de fortalecimento muscular.

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico. Subir escadas, andar até o ponto de ônibus ou brincar com seu filho, por exemplo, vai ficar muito mais fácil.

- Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais - disse.

No máximo três vezes por semana perfazendo duas horas e meia de exercício por semana. A média de velocidade deve ser a de oito quilômetros por hora.

Existe uma frequência ideal de corrida? “O mínimo para se ter condicionamento físico é a prática três vezes na semana. Mas também há um limite, é preciso fazer pelo menos uma pausa por semana”, explica.

Os treinos aeróbicos, por exemplo, são aliados importantes para quem deseja definir o corpo. A intensidade dos exercícios físicos também deve ser considerada, pois estimula o organismo a queimar a gordura e a aumentar a taxa metabólica.

É comum associar a corrida apenas à perda de gordura e emagrecimento por se tratar de um exercício aeróbio. Entretanto, a modalidade pode ser uma ótima aliada de atletas e corredores que buscam o desenvolvimento de massa muscular.

É preciso fazer musculação para correr? A musculação não deve ser encarada como uma atividade indispensável para os corredores. Ela tem a sua importância e, dependendo do seu objetivo, pode ser uma grande aliada para você encarar os seus desafios. Como aliar musculação e corrida?

A resposta é simples: pode sim, mas vamos contextualizar. Sempre que você fizer uma atividade física e não se alimentar direito, pode perder músculos - na corrida, no ciclismo, na dança ou até mesmo na musculação. E esse é o “X” da questão.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Confira a fórmula proposta pelo fisiologista: Gasto calórico por minuto = velocidade (em km/h) x peso (Kg) x 0,0175.

Ele lembra que a corrida é uma sucessão de saltos e, por isso, quanto menos peso a pessoa carregar, menos energia gastará para realizar o movimento, tornando mais fácil a sua corrida.

Nesta matéria trouxemos a dica de alguns profissionais sobre alguns exercícios sensacionais para engrossar as pernas!

  1. 1- Agachamento. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.