Como fica o corpo de quem tem depressão?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

A depressão pode causar ainda dores de cabeça, dores corporais crônicas e dores que podem não responder à medicação. Às vezes, também é um efeito de certas doenças neurológicas, como Alzheimer, epilepsia e esclerose múltipla.

“Em ambientes de atenção primária, as dores mais comuns apresentadas por pacientes são dor de cabeça, articular, abdominal e torácica”, explica o médico. Além disso, a doença também pode provocar um estado constante de tensão na nuca e nos ombros.

5) Cansaço ou fadiga: sem uma produção adequada dos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, o depressivo vive um estado de prostração, com sintomas como fraqueza, cansaço, falta de ânimo e falta de iniciativa para executar qualquer atividade.

A diminuição da velocidade de raciocínio está entre os sintomas da depressão. Isso porque pessoas deprimidas ficam com o pensamento mais lento e demoram mais para entender algo. Em muitos casos, elas se perdem em suas próprias falas e ideias. A sensação é de que existe uma neblina mental atrapalhando seus pensamentos.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Na depressão, ocorre uma alteração no funcionamento do cérebro: algumas regiões são desligadas e outras superativadas. Em consequência disso, ocorrem várias mudanças nas emoções, formas de pensar (a pessoa passa a focar no negativo) e autoestima, o corpo fica mais sensível à dor e aos desconfortos.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Sinais de depressão

  1. 1 – Cansaço constante. Nem sempre estamos motivados a cumprir com nossas obrigações diárias. ...
  2. 2 – Sensação de tristeza ou vazio. ...
  3. 3 – Irritabilidade. ...
  4. 4 – Alterações no apetite. ...
  5. 5 – Dor no corpo. ...
  6. 6 – Falta de concentração. ...
  7. 7 – Sentimento de culpa.

“Mudanças no apetite, no sono, cansaço, aperto no peito, pensamentos acelerados, problemas gastrointestinais, dificuldade de concentração, problemas de memória, perda do desejo sexual, inquietude, medo, irritabilidade, tristeza, choro, angústia.

A tontura é muito comum entre as pessoas ansiosas. Ela pode fazer com que você se sinta fora de equilíbrio ou simplesmente tenha a sensação de estar caindo. A ansiedade afeta todo o organismo; é uma reação fisiológica, comportamental, emocional e psicológica.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Essa luz à noite é convertida em melatonina, pelo escuro, e isso melhora os sintomas depressivos.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

Veja o que você pode fazer:

  1. 1 - Ouça com atenção e acolha. ...
  2. 2 - Estimule-a a procurar ajuda profissional. ...
  3. 3 - Desencoraje o consumo de álcool e drogas. ...
  4. 4 - Sugira a prática de esportes. ...
  5. 5 - Incentive a socialização. ...
  6. 6 - Reforce o fato de que a depressão é uma doença que tem tratamento. ...
  7. 7 - Não ignore comentários suicidas.