Como fica o corpo de quem faz agachamento?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Esse movimento, quando feito corretamente e em frequência regular, fortalece músculos e articulações, além de aumentar a flexibilidade. “O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força.

Segundo o personal, os agachamentos são exercícios voltados para o estímulo das musculaturas do quadríceps, dos glúteos e outros músculos próximos - ou seja, os membros inferiores. Na prática, ele é usado para fortalecer estas musculaturas e melhorar o tônus.

O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural que é o posterior da coxa, abdominal e lombar. Ao fortalecer as pernas e os glúteos, a lombar fica protegida e acaba ganhando mais equilíbrio quando o corpo está em movimento.

Como realizar
Começa com um agachamento, seguido de um rápido movimento para colocar as mãos no chão e “chutar” os pés para trás, parando na posição de flexão. Feita a flexão, puxe as pernas de volta para a posição de agachamento e eleve o tronco. Finalize com um salto com as mãos estendidas para o alto.

O tempo que a pessoa leva para ganhar massa muscular fazendo atividade física anaeróbica, como a musculação por exemplo, é de aproximadamente 6 meses. No entanto, a hipertrofia muscular pode começar a ser percebida ao fim de algumas semanas ou meses dependendo das características físicas e genéticas de cada pessoa.

De acordo com o especialista, os principais exercícios para quem quer engrossar as pernas são os básicos, como agachamento livre, leg press, stiff e cadeira extensora. Exercícios que tem grande ativação de fibras musculares, e perfeitos para quem quer tonificar as pernas de um modo completo”, explica.

A ativação do glúteo em um agachamento depende em grande parte da sua postura, padrão de movimento, amplitude de movimento e anatomia. Adotar uma postura com os dedos levemente para fora (até 45º) gira externamente os quadris e permite que você faça um agachamento mais profundo para maior ativação do glúteo.

“O agachamento é um exercício multiarticular, padrão ouro no ganho de força. Trabalha os membros e músculos inferiores de uma forma bem completa, além de fortalecer nosso core [músculos que suportam e estabilizam a bacia, pelve e abdome]”, afirma Gabriel Forte, educador físico da Alice.

Se você for treinar moderadamente, pode até fazer o agachamento 3 vezes na semana. Mas se o seu treino for intenso, o recomendado é que sejam apenas 2 vezes.

Caso tenha força de base e costuma treinar cardio e peso corporal regularmente: use halteres de 4 a 10 kg. Quem já pode agachar com seu próprio peso corporal: use halteres de 6 a 10 kg.

Agachamentos
O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida. Além disso, os glúteos não são deixados de lado nesse exercício, o que o torna bem completo.

O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. É um movimento bastante completo para quem tem o objetivo de engrossar as pernas, além de deixar o bumbum durinho.

Queridinho de famosas como Thais Fersoza, o abdominal hipopressivo é um dos métodos mais comentados nas redes sociais para quem busca definir o abdômen. São exercícios que fortalecem a musculatura da região abdominal e do assoalho pélvico, e que trazem inúmeros benefícios para além da estética.

Melhores exercícios para afinar a cintura

  1. Abdominal lateral.
  2. Bambolê
  3. Abdominal cruzado.
  4. Girar e pular.
  5. Abdominal com bola.
  6. Prancha com perna elevada.
  7. Prancha tradicional.
  8. Sentar e alongar.

Para definir os músculos abdominais e perder barriga pode-se realizar exercícios que ativam essa musculatura, como a prancha, elevação da perna, elevação do quadril e exercícios hipopressivos, por exemplo, pois para que sejam realizados é fundamental que o abdômen esteja contraído.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.