Como fica as folhas das árvores no inverno?

Perguntado por: scampos6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Com a diminuição da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. É como se fosse uma hibernação. “O organismo reduz suas taxas metabólicas para poder suportar o período de menor recurso (de energia).

Com a chegada do outono, as folhas das árvores mudam sua cor. O verde que domina durante quase todo o ano dá lugar a tons mais amarelados e vermelhos. Essas folhas logo em seguida se desprendem, formando pequenos tapetes de folhas ao redor das árvores. Esse ciclo das estações prepara as árvores para o frio do inverno.

Há alguns tipos de árvores de folhas caducas que fazem parte da nossa vegetação: pereiras, ameixeiras, pessegueiros, macieiras, plátanos, liquidâmbares, liriodendros, pinheiros-do-brejo (Taxodium distichum) e muitas outras espécies, que perdem suas folhas no outono e inverno, algumas para voltarem a florir e produzir ...

Na Primavera e no Verão, as plantas precisam de mais energia porque estão num período de desenvolvimento de flores, frutos, sementes e estruturas de renovação. Durante esses meses, as folhas exibem tons verdes provenientes da clorofila – pigmento essencial ao processo de fotossíntese.

Durante o inverno, com as baixas temperaturas e diminuição das horas de luz acontece com algumas plantas o que os biólogos chamam de “estresse ambiental”, que pode ser considerado uma adaptação necessária para que elas consigam sobreviver.

Existem vários fatores que podem resultar em uma planta com partes ou toda a folha seca. Os mais corriqueiros são: ar seco, excesso de regas, doenças fúngicas, adubação errada, falta de sol e vaso apertado.

isso acontece pessoal porque estrutura biológica da planta ela estava trabalhando metabolismo. dela pra uma forma de absorção de temperatura e de intensidade de luz se você faz essa variação essa troca imediata. assim a sua planta senti na hora ela pode inclusive morrer se você fizer isso.

Plátano (Platanus x acerifolia)
É uma constante em muitas cidades do mundo e por isso uma das mais fáceis de identificar.

As árvores reabsorvem os nutrientes das folhas, que ficam secam e caem no chão — no lugar delas, surgem novas folhas. Os frutos estão maduros e também caem das árvores. No outono, os animais começam a se preparar para o inverno, estocando alimento para que nada falte na estação mais fria do ano.

duas fases. A primeira, fase vegetativa, inicia-se com a germinação da semente indo até a planta adulta. A segunda, fase reprodutiva, vai do inicio da floração até a formação dos frutos e sementes.

As folhas de árvores e plantas podem demorar de 3 a 6 meses a decomporem-se numa caixa de compostagem; já amontoadas em pilhas e deixadas ao abandono, sem serem remexidas ou expostas a um ambiente húmido, o processo pode demorar cerca de 1 ano ou mais.

Na primavera, a árvore vai liberar os nutrientes e deixar que novas folhas cresçam. Quando esses nutrientes deixam as folhas, elas param de fabricar clorofila. Quando a clorofila desaparece, outros pigmentos saem do "esconderijo". Em algumas árvores são laranjas e amarelos.

Resposta: pois as folhas consomem muita água e no período da seca as plantas que possuem essas folhas precisão dessa água então elas fazem suas próprias folhas caírem para não consumir tanta água .

Essa árvore passa por um inverno rigoroso e no início da primavera, através do tecido vascular morto, conduz a matéria acumulada nas raízes, que forma novas folhas e flores.

As árvores. no inverno, passam por uma espécie de hibernação. Normalmente puxam a água da raíz e levam-na pelo tronco até às folhas, sendo elas que têm a função respiratória. Ora, no outono, depois do calor do verão, há menos água para puxar do solo e por isso, as folhas vão secando e caem.