Como fica a visão depois da retirada do óleo de silicone?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sim, o óleo de silicone atrapalha o foco da imagem, conferindo uma mudança no grau dos óculos. Com sua remoção, há tendência de melhora da visão, mas essa melhora depende também de outros fatores da retina, dos meios transparentes e nervo óptico.

Quem faz cirurgia de descolamento de retina volta a enxergar? Saiba que a retina é uma estrutura muito frágil, e depois da cirurgia, a expectativa é a visão se recupere após seis meses. E a tendência é melhorar progressivamente.

Para se retirar o óleo de silicone decorrente de uma cirurgia da retina, deve-se fazer uma vitrectomia posterior (também chamada de vitrectomia via pars plana). Assim, retira-se o óleo de silicone com segurança e também verifica-se o status da retina (se continua colada após a retirada do óleo).

Em média com duas a três semanas a visão estará praticamente normal, permitindo na maioria dos casos um cotidiano sem maiores transtornos.

13 meses

Segundo estudos científicos o tempo que o óleo de silicone pode permanecer no olho sem problemas (emulsificação), é em média de 13 meses (veja o gráfico abaixo). Alguns pacientes podem ficar com o OS por mais de 24 meses.

A recuperação ocorre entre 7 e 15 dias, dependendo do caso. Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

A vitrectomia, assim como outras cirurgias, envolve riscos e potenciais complicações, que devem ser discutidas entre o paciente e seu médico antes do procedimento. Os principais, apesar de pouco comuns, são aumento da pressão ocular e catarata, além de baixa visual e sangramentos.

É normal que a visão fique embaçada por várias semanas após a cirurgia. O olho pode ficar sensível, inchado e vermelho devido à natureza da cirurgia.

Não podemos corrigir a visão sem ajuda profissional e não existe nenhum conserto rápido e fácil para os problemas de visão. Mas com ferramentas como uma boa nutrição e uma boa dieta, você ainda consegue ajudar os seus olhos naturalmente e por si mesmo. Como sempre, fale com o seu oftalmologista.

O descolamento da retina tem tratamentos e pode ser revertido.

A pessoa percebe um repentino aumento de pontos flutuantes, um súbito surgimento de flashes de luz, uma espécie de véu na frente da visão, ou perda repentina da visão. Os médicos fazem o diagnóstico observando o olho com um oftalmoscópio.

Sim, o óleo de silicone atrapalha o foco da imagem, conferindo uma mudança no grau dos óculos. Com sua remoção, há tendência de melhora da visão, mas essa melhora depende também de outros fatores da retina, dos meios transparentes e nervo óptico.

É um fluído transparente de média viscosidade, utilizado para formar uma película protetora sobre a pele e cabelos, protegendo a pele sem impedir sua respiração. Traz maciez, brilho e emoliência, em cremes e loções atua também como anti-espumantes, diminuindo a formação de espuma (efeito branco) durante a aplicação.

Na maioria dos casos apenas a utilização de óculos graduados já é suficiente para o tratamento da cicatriz e melhora da visão. Em casos mais graves de cicatriz profunda, pode ser necessária realização de uma cirurgia a laser ou até mesmo de um transplante de córnea.

A vista embaçada pode se dá devido algumas doenças preexistentes como glaucoma, catarata ou conjuntivite, por exemplo ou por um grau mal ajustado. Outras causas comuns incluem secura, choro, coceira e envelhecimento do olho.