Como fica a unha na gravidez?

Perguntado por: zsantos8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 7 votos

As unhas crescem mais rapidamente, podem se tornar mais frágeis, surgir manchas claras ou escuras, sulcos transversos e aumento de espessura abaixo da placa ungueal; todas as alterações, na maioria das vezes, são passíveis de regressão após o parto.

A gestante pode tanto pintar as unhas (dos pés e das mãos) como também remover a cutícula. O único cuidado é em relação à higiene dos acessórios de manicure. O ideal é que você tenha seu próprio kit de tesoura e alicate para fornecê-lo à profissional.

O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Corrimento no início da gravidez é normal
Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

Os riscos de cuidar das unhas durante a gravidez são mínimos. Não há provas de que as substâncias químicas envolvidas nesse ritual de beleza – esmaltes e removedores, como a acetona e o tolueno – possam trazer complicações ao feto e ao andamento da gestação.

Portanto, como os cabelos costumam ter o crescimento acelerado durante a gravidez, o ideal é cortá-los a cada 3 meses para retirar todas as pontas secas e evitar que as madeixas fiquem sem um corte definido.

Isso acontece pois, durante o período da gestação, a mulher está com a imunidade mais baixa, logo, aumenta-se o risco de contrair doenças. Assim como o de inflamar ou infeccionar a área depilada.

As grávidas devem ficar atentas aos rótulos e fugir dos produtos com cânfora, ureia acima de 3%, metais pesados e outras substâncias tóxicas que podem interferir no desenvolvimento do bebê e até mesmo causar malformação e abortos.

As gravidinhas também podem? Claro que podem. O procedimento de extensão de cílios não tocam a pele e por isso não são prejudiciais a saúde nem da mamãe e nem do bebê. Além disso, os materiais utilizados no procedimento de extensão de cílios são hipoalergênicos.

Alimentos para evitar durante a gravidez
Exemplos: atum, cação, peixe-espada e atum enlatado; leites não pasteurizados, produtos lácteos feitos com esses leites e queijos em pasta – são os principais alimentos que transmitem a listeriose, doença que pode trazer consequências graves para o bebê e para a mãe.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

O cabelo cresce mais na gravidez graças ao aumento dos níveis dos hormônios estrógeno e progesterona, que caracteriza essa fase.

O ritmo de crescimento do cabelo na gravidez acelera devido ao aumento da produção de alguns hormônios, à aceleração da circulação sanguínea e do metabolismo. Geralmente, os cabelos parecem mais volumosos e mais brilhantes”, explica a dermatologista Luisa Kelmer Silveira.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

A barriga de grávida é mais “durinha” que a barriga de gordura localizada, e vai crescendo conforme os meses de gravidez. Por isso, só dá pra confundir as duas nos primeiros meses, e depois já fica mais claro que a barriga é de grávida.

Como a urina muda ao longo da gravidez
A cor e o cheiro da sua urina também podem lhe dizer muito sobre sua saúde durante a gravidez. Se a sua urina parece mais escura e mais concentrada, pode ser um sinal de que você está desidratada.

Tonturas frequentes e sonolência excessiva estão entre os primeiros sinais de gravidez antes do atraso menstrual. Ambos estão relacionados às mudanças intensas pelas quais o corpo da mulher passa nesse período.

2) A mamãe pode estar com as unhas pintadas no dia de dar à luz? Sim, mas com cores claras e transparentes para não interferir nos cuidados com a mãe na hora do parto.

Continuar lendo Porque unha fica roxa?