Como fica a situação dos carros da Ford no Brasil?

Perguntado por: enobrega . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Depois de um 2021 em clima de fim de festa, com fechamento de suas fábricas no Brasil, Ford diz ter dado a volta por cima em 2022. Em coletiva de imprensa na quarta-feira, 15, a companhia aponta ter quebrado seca de quase uma década de prejuízos na região e voltado à lucratividade na América do Sul.

"A Ford estará ativamente presente no Brasil com sua rede de concessionários e continuará honrando a garantia de seus veículos, oferecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição, normalmente, após a garantia". Os modelos continuam em vendas até que durem os estoques.

Se precisar de peças de reposição ou manutenção, os motoristas podem continuar procurando as concessionárias da marca. O anúncio também gerou preocupação com o preço das peças dos veículos. A Ford informou que vai manter a fabricação de peças por alguns meses para ter estoque e atender os clientes no pós-venda.

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

No dia 11 de janeiro de 2021, a Ford anunciou o encerramento da produção de veículos no Brasil. Então, a multinacional operava uma fábrica de veículos de Camaçari (BA) e outra de motores e transmissões em Taubaté (SP), além da unidade de Horizonte (CE), que montava os jipes da marca Troller.

A última fábrica da Ford em solo brasileiro agora será da chinesa BYD, um dos nomes mais populares do planeta quando o assunto são carros eletrificados. A empresa assumirá o Polo Automotivo de Camaçari, na Bahia.

A decisão da Ford de fechar suas fábricas e se tornar uma simples importadora foi motivada pela perda de incentivos fiscais na fábrica de Camaçari (BA). Ou foi a gota d'água. O plano de subsídios se encerrou em dezembro. O governo decidiu renová-los a partir de janeiro, mas cortou-os pela metade.

Com os resultados, a compra da fábrica da Ford pelo Grupo Caoa será oficializada em seguida.

Veja a seguir quais são os carros da Ford que ainda são vendidos no Brasil.

  • Mustang Mach 1. O esportivo é um dos carros mais icônicos vendidos pela Ford no Brasil e no mundo. ...
  • Bronco Sport. ...
  • Ford Ranger. ...
  • Ford Maverick. ...
  • Ford Transit. ...
  • Ford Territory.

Novas versões de Mustang e Ranger
Os demais lançamentos que a Ford planeja para 2021 não são produtos inéditos, e sim novas versões de carros já existentes. Um deles é o Mustang Mach 1, opção intermediária entre a GT, já vendida no Brasil, e a top de linha Shelby, oferecida na América do Norte.

Diante desse cenário, a Ford encerrará as operações brasileiras de manufatura nas plantas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Troller (Horizonte – CE) durante 2021.

Preços dos modelos Ford Ka 2023
Ford Ka 1.0 S Flex a partir de R$ 51.990,00. Ford Ka 1.0 SE Flex a partir de R$ 52.890,00. Ford Ka 1.0 SE Plus Flex a partir de R$ 56.790,00. Ford Ka 1.5 SE Plus Flex a partir de R$ 62.890,00.

O Ford Ka entrega muita dirigibilidade. Simplificando, é um carro fácil de dirigir e um dos mais elogiados da categoria desde a versão 1.0 manual! Ele é muito divertido para quem gosta de pisar um pouco mais forte no acelerador, desde que seja feito com prudência independente da via.

Neste ano, os três principais lançamentos da marca foram a Maverick, a Ranger FX4 e a versão furgão da van Transit.

Entre elas, as montadoras Ford, Mercedes Benz e Audi, a fabricante de eletroeletrônicos Sony, laboratórios farmacêuticos, caso da Roche e da Eli Lilly, e varejistas, Walmart e Fnac.

Apenas entre o primeiro e o segundo ano de Bolsonaro (2019/2020), 2.865 empresas encerraram as atividades enquanto Guedes cortejava seus pares no mercado financeiro.

No mesmo ano em fechou suas fábricas no Brasil, a Ford anunciou que vai encerrar as operações de suas linhas de produção na Índia. A decisão terá consequências não somente para o segundo maior mercado asiático, mas também para Argentina, México, Canadá e Estados Unidos – países para onde o EcoSport era exportado.

O Ford Ka não está mais entre nós: o modelo saiu de linha com o fechamento das fábricas da empresa no Brasil. Ainda existem unidades em estoque e, sim, existem razões para comprá-las, mesmo após o anúncio da montadora.

Ao deixar de ser montadora no Brasil, a Ford optou por também encerrar a produção na fábrica da Troller, em Horizonte (CE). A marca do oval azul era dona da produtora de jipes. Vale lembrar que a Audi também chegou a encerrar a produção do modelo A3 na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.

Ford demite 3.800 funcionários para focar em novo mercado | StartSe.