Como fica a pressão de quem estar infartando?

Perguntado por: lsalazar . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Com frequência cardíaca média mais acelerada e artérias coronárias mais finas, possuem uma tendência maior a sofrer de bloqueios, tanto nas artérias maiores como nas menores. Assim, podem sentir a sensação de pressão ou aperto, diferente dos homens que costumam sentir pontadas e dores mais intensas.

A sua obstrução não depende da pressão arterial e nem dos batimentos cardíacos. Assim, uma pessoa, pode apresentar infarto com os níveis de pressão e batimentos cardíacos normais.

Uma frequência cardíaca perto dos 180 bpm é sinal de alerta total e perigo de morte.

Sendo assim, não há um exame que diagnostique o infarto, mas sim as lesões sofridas no tecido cardiovascular. O principal exame solicitado pelo cardiologista é o indicador da Troponina T e I, que dirá se há alguma lesão no músculo cardíaco.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Sinais do infarto podem surgir 4 semanas antes
Nessas pessoas, a obstrução da artéria se deu de forma gradual, com os sintomas prévios surgindo. Geralmente, são os mesmos sinais do infarto, mas com intensidade e duração menores. Como “a dor passou”, muitos não procuraram ajuda profissional.

Ao contrário do infarto, a dor da crise de ansiedade se concentra na área do peito, mas sem a pressão gerada nos ataques cardíacos. Além disso, as dores e os formigamentos podem surgir em qualquer parte do corpo, como braços, pernas, dedos, tórax e pescoço.

Principais sintomas de infarto

  • Dor torácica. A dor torácica é um dos primeiros e mais comuns sinais de infarto — especialmente para os homens. ...
  • Falta de ar. A falta de ar e a dificuldade em respirar podem indicar um problema no pulmão, como a asma. ...
  • Tontura. ...
  • Fadiga. ...
  • Náusea, falta de apetite e indigestão. ...
  • Suor frio.

Como saber se é gases ou infarto? Quem estiver tendo um infarto vai ter uma dor ou um aperto no peito próxima à boca do estômago, não em cima do coração. Diferente do excesso de gases no corpo, que pode ser manifestada como uma ardência na mama esquerda, uma espécie de “agulhada” na região.

Começando pelas causas mais graves, o infarto pode desencadear dor no braço esquerdo. Porém, conforme mencionei na abertura do texto, o mais comum é que esse incômodo tenha início no tórax para, só depois, irradiar para o braço. Regiões como pescoço e mandíbula também podem ser afetadas, refletindo a dor no peito.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Um dos primeiros sinais é uma dor na região do tórax, que pode irradiar pelos ombros, costas, braços e até mandíbula. Em mais ou menos metade dos casos de infarto, essa dor está presente. A dor pode surgir de forma súbita, enquanto a pessoa realiza suas atividades normais ou, até, dormindo.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

No infarto, ocorre a redução do fluxo sanguíneo para o músculo do coração. O infarto do miocárdio, conhecido também como ataque cardíaco, pode ser definido como a morte das células musculares cardíacas de uma região em decorrência de uma isquemia (redução do fluxo sanguíneo) prolongada.

Hereditariedade, obesidade, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo são os principais fatores de risco responsáveis pelo desenvolvimento da aterosclerose — placas de gordura na parede das artérias. Entretanto, o infarto agudo do miocárdio pode ocorrer em pacientes sem nenhum desses fatores.

Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.

Oferecer 2 comprimidos de aspirina
Os comprimidos de aspirina (AAS) são recomendados caso a vítima nunca tenha tido infarto prévio e não possuir alergia.

O que fazer se uma pessoa está sofrendo um infarto?

  1. Ligue para o serviço de emergência SAMU. ...
  2. Acalme a vítima. ...
  3. Afrouxe as roupas e tire os sapatos da pessoa. ...
  4. Aspirina pode salvar a vida da pessoa. ...
  5. Mantenha atenção a respiração e batimentos cardíacos.