Como fica a pessoa que usa fentanil?

Perguntado por: edrumond5 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Wen: O fentanil, como outros opioides, causa sonolência e sedação. Alguém que toma muito fentanil perde a consciência e para de respirar. Em minutos, eles podem morrer porque não estão respirando e não estão recebendo oxigênio para seus órgãos.

O fentanil é um opioide, ou seja, pertence à mesma classe de drogas da morfina e heroína, sendo ainda mais potente do que essas duas. Os usuários de fentanil podem experimentar uma sensação muito agradável de euforia, seguida de relaxamento.

Até 100 vezes mais potente que a morfina, o fentanil é usado em sedativos, anestésicos e nos cuidados de pacientes com dores intensas, especialmente após cirurgias e câncer em estágio avançado.

"Depois de repetidos usos de opioides, o cérebro se adapta, a sensibilidade diminuiu e fica difícil sentir prazer sem o uso da substância. Quando as pessoas se viciam, a busca pela droga toma conta da vida do usuário", aponta o órgão. Além disso, a overdose de fentanil pode levar à morte.

O risco é o seu uso indevido, porque a margem de segurança é estreita: doses de até 2 mg podem provocar paradas respiratórias fatais. Quanto mais curto o intervalo entre a administração de uma droga psicoativa e a sensação de prazer provocada por ela, maior o risco de dependência química.

O fentanil é um opioide sintético fabricado em laboratório e considerado um dos responsáveis pelo aumento de overdoses fatais nos Estados Unidos nos últimos anos. Em 2022, a substância foi responsável por 68% das 107 mil mortes de overdose causadas no país, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

O fentanil pode ser 50 vezes mais potente que a heroína, e poucos miligramas são suficientes para uma dose letal, dependendo da tolerância do usuário.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

A fentanila já é uma substância controlada no Brasil e faz parte da Lista A1, de entorpecentes, da Anvisa.

O maior número de óbitos se deve ao uso de álcool (85,8%), seguido pelo fumo (11,5%) e ao uso de mais de uma substância psicoativa (1,2%). Em quarta e quinta posições, respectivamente, aparecem a cocaína (0,8%) e outras drogas (1,81%) como causadoras das mortes. Palavras-chave: Drogas. Mortalidade.

Existe em pó e em líquido, e não se consegue ver, cheirar ou saborear. Tem uma acção extremamente rápida e basta uma pequena quantidade para causar uma sobredosagem. Como o fentanil ilícito não está regulamentado e é misturado de forma inconsistente nas drogas, é impossível prever a quantidade que se pode obter.

Traficantes de rua muitas vezes misturam com outras coisas como amido de milho, talco em pó ou até farinha, para aumentar os lucros. Eles também podem misturá-la com outras drogas, como anfetaminas ou opioides sintéticos, incluindo fentanil.

Alguém que toma muito fentanil perde a consciência e para de respirar. Em minutos, eles podem morrer porque não estão respirando e não estão recebendo oxigênio para seus órgãos. Como o fentanil é um opioide tão potente, tomar mesmo uma pequena quantidade pode ser mortal.

A estimativa dos especialistas é que a droga esteja custando U$ 150 (R$ 450) por 1g.

Os principais efeitos colaterais da morfina são: tontura; vertigem; sedação; náusea; vômito e transpiração excessiva. Em casos mais graves, a morfina pode causar: depressão respiratória; depressão circulatória; confusão mental; parada respiratória; choque e parada cardíaca.

Naloxona, o tratamento atual de overdose
Este medicamento de venda livre recentemente aprovado pode reverter rapidamente a overdose de fentanil ou de outros opioides.

O fentanil é o analgésico opioide sintético mais potente disponível para uso em tratamento médico disponível atualmente. Ele é cerca de 100 vezes mais potente que a morfina e 50 vezes mais potente que a heroína.

É um spray nasal com naloxona (princípio ativo), comercialmente chamado de Narcan. Vale explicar que a naloxona consegue reverter, de forma rápida, os efeitos da overdose de opioides. Dessa forma, é considerado o tratamento padrão para casos em que usuário recebe altas concentrações de fentanil, por exemplo.