Como fica a perna com trombose?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

A caminhada é uma boa forma para diminuir o risco de TVP.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

Por que acontece a trombose? A trombose é caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas, provocando o bloqueio do fluxo sanguíneo e causando dor e inchaço no local. A trombose ocorre, geralmente, após uma cirurgia ou por falta de movimento prolongado.

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

“Elas estão mais expostas a fatores de risco como uso de anticoncepcionais, pouca atividade física, gravidez e trabalhar muito tempo sentado ou em pé”, diz o cirurgião vascular Francisco Osse, do Centro Endovascular de São Paulo.

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

  1. Dor;
  2. Inchaço;
  3. Aumento da temperatura nas pernas;
  4. Coloração vermelho-escura ou arroxeada;
  5. Endurecimento da pele.

“Manter-se no peso ideal, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, não fumar, ter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas regularmente e evitar os fatores de risco conhecidos são os pilares da prevenção de qualquer doença e com a trombose não é diferente”.

Vale lembrar que passar muito tempo em pé ou sentado no trabalho também atrapalha a circulação do sangue. O uso de meias de compressão nas viagens minimiza os riscos de trombose.

Após a trombose, sua perna pode estar inchada, sensível, vermelha ou quente ao toque. Esses sintomas devem melhorar com o tempo e o exercício geralmente ajuda. Caminhada e exercício são seguros, mas lembre-se de ouvir seu corpo para evitar esforço excessivo.

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.