Como fica a pele de quem está com câncer?

Perguntado por: ncrespo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Pessoas com câncer podem apresentar feridas, erupções cutâneas, e outros problemas de pele causados pelo próprio câncer, tratamentos do câncer ou por estarem hospitalizados. Os problemas de pele podem ser difíceis de gerenciar, por causarem mudanças visíveis no corpo, e podem ser agudos ou crônicos.

Mudanças na sensibilidade e dor. Se você observar alterações na sensibilidade de uma área da pele, sentir dor com um simples toque, irritação, coceira ou outra mudança significativa, agende a consulta médica para saber se esses sinais correspondem ao desenvolvimento do câncer de pele ou a outros problemas de saúde.

Mancha ou ferida que não cicatriza e continua a piorar, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento são sinais de alerta para o câncer de pele.

Alterações nas lesões de pele, como coceira, crescimento, sangramento e presença de ferida que não cicatriza são sugestivas de câncer de pele. O câncer de pele costuma surgir com mais frequência nas áreas que são geralmente mais expostas ao raio UV, como face, mãos e tronco.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil deve registrar cerca de 700 mil novos casos de câncer por ano, durante o período entre 2023 e 2025.

Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;Mudança na textura da pele ou dor.

Câncer de pele pode ser confundido com lesões comuns ou psoríase.

D de diâmetro: Ainda de acordo com a dra. Sheila, o tamanho normal de uma mancha ou pinta vai até 6 milímetros de diâmetro. Passando disso, é bem provável que seja uma lesão maligna.

Os sinais de alerta de um possível câncer incluem os seguintes: Perda de peso inexplicável. Fadiga. Suores noturnos.

A detecção precoce de um câncer se classifica como uma estratégia usada para detectar a doença num estágio inicial, e dessa forma, poder ofertar ao paciente melhores chances no tratamento e cura.

Sintomas comuns do câncer de pele
O sinal também pode ser uma mancha persistente, vermelha, com bordas irregulares que sangra facilmente.

Como identificar as pintas malignas
Borda, para bordas irregulares, com curvas e pontas. C) Cor, especialmente preta e com manchas de outras tonalidades. D) Diâmetro, acima de 5 milímetros. E) Evolução, se o crescimento for repentino e rápido.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.