Como fica a menstruação depois da cesárea?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

O sangramento no pós-parto, cujo nome técnico é lóquio, é normal e dura em média 5 semanas, sendo caracterizado pela saída de sangue vermelho escuro com consistência espessa e que, por vezes, apresenta coágulos de sangue.

Amamentando, geralmente, a menstruação costuma não vir, porém ela pode vir normalmente ou vir de forma irregular. O retorno da menstruação pode variar de mulher para mulher, em mulheres que estão amamentando intensamente e frequentemente a menstruação pode demorar até meses para retornar.

Assim, a estimativa médica é estabelecida como sendo: Amamentação exclusiva: a menstruação volta a se normalizar após os 6 meses; Amamentação junto com fórmula: leva em torno de 3 a 4 meses para voltar ao normal; Amamentação com fórmula: regulariza até 3 meses depois do parto.

O fluxo sanguíneo do pós-parto é mais intenso do que o da menstruação. Em geral, o sangramento pós-parto é forte do primeiro até o quarto dia e então vai diminuindo gradualmente nos próximos dias ou semanas.

Entre 10 e 12 dias o útero volta à posição intrapélvica. Durante os 25 dias posteriores ao parto, o endométrio (mucosa que cobre o interior do útero) vai cicatrizando de forma natural e, com o passar das semanas, vai recobrando a espessura. Entre os 30 e 45 dias pode reaparecer a ovulação.

Sintomas das infecções do útero após o parto
Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

O sangramento no pós-parto é um acontecimento normal e tem o nome técnico de lóquios. Em média, esta hemorragia dura entre 6 semanas a 3 meses. Este sangramento é muito semelhante ao período menstrual e aparece quer a mulher esteja ou não a amamentar ou tenha tido parto vaginal ou uma cesariana.

Problemas do resguardo quebrado
“O resguardo caracteriza-se pela saída de um fluxo vaginal de início vermelho vivo, como uma menstruação, que vai escurecendo, tornando-se marrom escuro e que gradualmente vai clareando até se tornar incolor, chamado lóquio.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Sim é normal. Amamentando, geralmente, a menstruação costuma não vir, porém ela pode vir normalmente ou vir de forma irregular. O retorno da menstruação pode variar de mulher para mulher, em mulheres que estão amamentando intensamente e frequentemente a menstruação pode demorar até meses para retornar.

É possível engravidar durante o aleitamento materno, mas isso não é muito provável. As mamãe que amamentam a livre demanda, ou seja toda a vez que o bebê quer, e que o bebê está em amamentação exclusiva, tem uma chance muito baixa de gestação.

Evitar pegar peso e dirigir
Antes de 20 dias, não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar peso que seja maior que o peso do bebê. Da mesma forma, não é recomendado dirigir entre 4 a 6 semanas após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

A gestação durante o resguardo
Embora não seja recomendado, muitas mulheres retomam a atividade sexual antes de completar o tempo de resguardo. Seja nesse período, seja após, há, sim, a possibilidade de engravidar novamente.

Enquanto estiver amamentando , só pode usar Anticoncepcionais com progesterona isolada! Tem a opçao da pilula Desogestrel ( Nactali - Cerazette) , Depoprovera ( Injetavel trimestral ) , Implante Hormonal ( Implanon) e o Diu de Levonogestrel ( Mirena e Kyleena) . Converse com seu medico!

A especialista destaca que quando existe dor e vermelhidão na área, é necessário realizar medidas de conforto. “Vale ordenhar o mínimo possível para eliminar incômodos e fazer compressas geladas sobre a mama”, aponta.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Muitas mulheres no puerpério, também conhecido como o período pós-parto, ficam preocupadas com a presença de sangramento vaginal. Porém, esse é um quadro fisiológico e mais comum do que imaginamos chamado loquiação, também conhecido como menstruação pós-parto.

As repercussões da cesárea a longo prazo incluíram aderências pélvicas, obstrução de intestino delgado, dismenorreia, dor crônica, disfunção sexual, subfertilidade, incontinência fecal e urinária e prolapso de órgãos pélvicos.