Como fica a língua de um fumante?

Perguntado por: egentil9 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O fumante tem alterações no olfato e no paladar dos alimentos, com atrofia das papilas gustativas do dorso da língua, ocorrendo diminuição do paladar, principalmente de alimentos salgados.

Com isso, a superfície lingual fica mais áspera e o paladar reduzido, havendo maior acúmulo de saburra, uma das principais vilãs do mau hálito; (2) Os produtos químicos do fumo e o aumento da temperatura de sua queima aumentam a descamação da mucosa oral.

Estudos revelam que os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, ansiosos, tensos, impulsivos e com mais traços de neuroticismo e psicoticismo, em comparação a ex-fumantes e não fumantes. A literatura revela, ainda, forte associação entre tabagismo e transtornos mentais, como esquizofrenia e depressão, entre outros.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Os dentistas recomendam esse processo, pois a pasta de dente pode dificultar a remoção da saburra lingual. Use a escova de dente ou um limpador de língua, que é próprio para isso. Para limpar a língua, faça movimentos de raspagem, do fundo da língua até a ponta, e depois termine enxaguando com água.

“Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”, destaca. Portanto se você notar algo de estranho com ela, o ideal é procurar um especialista para verificar os motivos disso estar acontecendo.

Sinais de um problema na língua
Um sinal comum de um problema ou doença na língua é a dor nessa região. A capacidade de sentir o gosto dos alimentos também pode ser afetada quando algo está errado com a língua. A língua também pode ficar inchada ou sofrer alterações de cor ou textura.

O cigarro diminui a secreção salivar, deixa uma sensação de boca seca, denominada xerostomia, o que provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, o que pode surgir feridas na boca e fissuras na língua.

É um gosto meio amargo, latejante, inconfundível. Muita gente que não fuma o abomina radicalmente.

A professora ressalta que “a escovação dos dentes, logo após fumar, pode diminuir um pouco as manchas nos dentes e também o mau hálito” comuns em fumantes. Mas lembra que isso não é suficiente para bloquear os efeitos sistêmicos do cigarro.

Qualquer nível de fumo é prejudicial para o organismo, mas aprender a resistir ao desejo da nicotina pode permitir que você mantenha um hábito de fumo social sem ficar viciado.

A nicotina estimula o SNC. Doses apropriadas causam tremores; entretanto, doses elevadas podem levar a convulsões. A forte estimulação do SNC é seguida de depressão respiratória e, em alguns casos, da morte. A nicotina induz ao vômito por ação central e periférica.

Segundo a especialista do INCA, a intensidade dos sintomas de ficar sem o cigarro variam de pessoa para pessoa, considerando também o nível de dependência. Contudo, todas as reações são passageiras e tendem a desaparecer em uma ou duas semanas – no máximo um mês.

Os riscos de induzir sono com cannabis
Um dos sintomas da retirada da cannabis para dormir é a frequência de interrompimento do sono, além de aumentar os sonhos vívidos e até pesadelos, o que é costuma ser incomodo para os usuários que estão passando por esse momento.