Como fica a gengiva depois do implante Dentario?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Um dos principais prejuízos do implante dentário aparecendo na gengiva envolve a questão estética. Há perda de harmonia e de naturalidade, já que o elemento metálico passa a ser visto. Além do mais, o afinamento gengival leva a um escurecimento da região.

Após os 4 meses (em média) da osseointegração, fazemos o procedimento de reabertura. O tecido gengival que fica sobre o implante é removido e a tampa retirada. É então colocado o cicatrizador, que varia sua altura de 3 a 7 mm.

Os sintomas de um implante dentário inflamado

  1. sensação de que o dente está solto;
  2. retração da gengiva;
  3. dores;
  4. vermelhidão;
  5. febre;
  6. mau hálito.

Implante Dentário Provisório – O implante dentário é feito em duas fases. A primeira é a fase Cirúrgica, que tem como objetivo colocar o implante dentro do osso, que servirá como raiz do dente. Depois disso, aguarda-se de 4 a 6 meses para seguir para a segunda, que é chamada de fase Protética.

Cicatrização
Esse processo consiste na ossointegração, isto é, o osso cria um ligamento com o pino de titânio, em que as células do osso reagem e formam uma estrutura fixa na superfície do titânio, garantindo a fixação do pino no organismo. Para proteger essa região, é colocado o implante provisório.

Podem ocorrer inflamações em um implante dentário, que se manifestam como dor, inchaço, dor ao mastigar, sangramento, e até a formação de pus no implante. Observe que em qualquer área da medicina em que se utilize uma peça artificial dentro do corpo humano pode haver uma reação adversa de rejeição.

Quais são as causas para o implante dentário aparecendo na gengiva? A retração gengival é a responsável por expor a estrutura do implante, já que deixa à mostra a parte metálica do dispositivo. Ela pode acontecer por diversos motivos e a causa mais comum é a peri-implantite.

Pode ocorrer dor após a colocação de implante dentário ou enxerto ósseo. Por esse motivo, são receitados analgésicos para tomar assim que necessário. Em geral a dor é fraca e controlada com analgésicos, no entanto não é normal sentir dores fortes ou insuportáveis, se ocorrer fale com o implantodontista.

“Geralmente se remove os pontos 7 dias após o procedimento”, indica o profissional.

O local fica em repouso por cerca de um há seis meses, conforme o tipo de implante utilizado. O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo e dessa maneira deve passar pelo processo de osseointegração, protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares.

Pelo fato de não poder higienizar diretamente o local da cirurgia, deve-se fazer o uso de bochecho antisséptico específico (prescrito pelo dentista), após 24 a 48 horas da cirurgia. Nos primeiros dias pós-cirúrgicos, o bochecho não deve ser vigoroso para evitar remoção do coágulo ou deslocamento de enxertos.

Durante a cicatrização de uma cirurgia oral como na de enxertos ósseos e implante dentário, pode haver a formação de uma camada branca na gengiva que não é pús. Trata-se da casquinha de proteção da ferida que na boca é branca e sobretudo não deve ser removida!

Implante dentario pos operatorio inchaço
Inchaço moderado é normal. Entretanto, para evitar isso, o paciente sai do consultório com anti-inflamatório receitado e recomendações para consumir alimentos frios e usar gelo na bochecha.

Um implante pode ser retirado ? Sim. Através de cirurgia o médico dentista pode retirar o implante.

Na maioria dos casos é possível extrair um dente e colocar prótese no mesmo dia com tranquilidade. Na realidade, essa é a melhor conduta a se tomar para que se tenha o menor impacto possível na rotina da pessoa.

Conheça quais são as etapas de um implante dentário

  • Fase de preparação. ...
  • Fase cirúrgica. ...
  • Fase de reabertura. ...
  • Colocação das próteses. ...
  • Acompanhamento e manutenção. ...
  • Pós-operatório e cuidados. ...
  • Como o dente de substituição é feito.

Os implantes provisórios possuem pequeno diâmetro e normalmente são colocados entre os implantes convencionais, sendo parafusos cônicos auto-rosqueantes, com diâmetro entre 1,8 e 2,4 mm, e comprimento entre 7 e 14 mm, compostos de raiz e pilar protético em uma só peça, e fabricados em titânio.

A segunda etapa, portanto, é a protética. Como explicamos, quando é feito o implante de carga imediata ela já acontece imediatamente após a cirurgia de fixação do pino. Quando é feito o implante convencional, essa fase ocorre depois que o pino estiver osseointegrado. É realizada uma nova cirurgia, agora mais simples.

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feitos de titânio e esse material é inerte ao osso. Os insucessos (que são raros) podem ocorrer devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso ou problemas mecânicos relacionados à prótese, mas não por rejeição.