Como fica a garganta de uma pessoa que tem refluxo?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 5 votos

A mucosa da garganta é bem sensível e pode sofrer danos irreparáveis por conta do refluxo, fazendo com que a sensação de irritação e dor ao engolir alimentos e bebidas se torne um problema crônico. Esse desconforto pode persistir por longos períodos, mesmo que a DRGE esteja sob controle.

2 – Refluxo gastroesofágico O refluxo gastroesofágico consiste no retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, podendo causar dor, ardência e inflamação e sensação de bolo na garganta.

Como é feito diagnóstico de refluxo laringofaríngeo? Além de analisar cautelosamente os sinais e sintomas do RLF, o médico deve solicitar uma laringoscopia. Por meio desse exame, o especialista pode verificar o estado das cordas vocais, descartar outras doenças e analisar as evidências de RLF.

Chá de funcho
Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo. O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

O habito de deitar após as refeições ou comer em excesso também podem desencadear ou piorar os sintomas. É bem estabelecido na literatura que o comportamento alimentar pode exercer um papel importante para amenizar os sintomas do refluxo.

Não se sabe exatamente o que pode provocar o refluxo, existindo sempre a possibilidade de ser um problema multifatorial. Eles podem ser tanto anatômicos, como uma fraqueza no esfíncter ou uma hérnia de hiato, quando o estômago se aproxima do esôfago, quanto comportamentais, quando maus hábitos colaboram para o refluxo.

Causas do nó na garganta
A sensação pode envolver maior tensão muscular na garganta ou logo abaixo dela, ou pode ser também decorrente de refluxo gastroesofágico. A sensação às vezes aparece quando as pessoas vivenciam certas emoções, como tristeza ou orgulho, mas é geralmente independente de tais sentimentos.

Estresse ou ansiedade também podem dar a sensação de ter algo na garganta. Embora não saibamos ao certo o porquê dos músculos do esôfago responderem desta forma a estímulos como a tensão e a ansiedade, o certo é que quando estas condições estão controladas o desconforto desaparece.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Rouquidão. A rouquidão é um dos sintomas mais comuns do refluxo laringofaríngeo. Isso ocorre porque o ácido do estômago pode irritar a laringe e causar inflamação nas cordas vocais, levando à rouquidão.

É considerado refratário, o refluxo não controlado com tratamento com inibidor da bomba de prótons em dose plena, por dois meses.

Buscoduo. butilbrometo de escopolamina e paracetamol. Indicações: tratamento dos sintomas de cólicas, dores e desconforto na barriga. MS 1.7817.0889. Buscopan composto. butilbrometo de escopolamina e dipirona.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos. Existem remédios que auxiliam na redução da acidez do suco gástrico.