Como fica a garganta de quem tem refluxo?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

A mucosa da garganta é bem sensível e pode sofrer danos irreparáveis por conta do refluxo, fazendo com que a sensação de irritação e dor ao engolir alimentos e bebidas se torne um problema crônico. Esse desconforto pode persistir por longos períodos, mesmo que a DRGE esteja sob controle.

Resumidamente, no refluxo gastroesofágico o conteúdo estomacal volta ao esôfago e em alguns casos até a laringe. Em razão do líquido ácido presente no estômago, esse conteúdo acaba irritando a mucosa do esôfago e da laringe, ocasionando assim a dor de garganta.

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

Os aceleradores do esvaziamento gástrico, como domperidona, metoclopramida ou cisaprida, aumentam os movimentos intestinais e aceleram o esvaziamento gástrico, fazendo assim com que a comida fique menos tempo no estômago e diminuam os sintomas do refluxo.

Chá de funcho
Conhecido também como erva-doce, o funcho é rico em substâncias anti-inflamatórias que aliviam a queimação na garganta e reduzem o refluxo. O chá de funcho é um remédio caseiro para azia simples e barato de se preparar.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

Mas quais são os sintomas?

  • Sensação de "bolo" na garganta.
  • Irritação na garganta e no pulmão.
  • Tosse seca e dor no peito.

Quando o refluxo atinge a laringe, faringe, árvore traqueobrônquica e pulmões, os sintomas podem ser tosse seca ou com secreção, rouquidão, dor no tórax que pode parecer infarto, pigarro e sensação de irritação freqüente na garganta. Menos comumente pode ocorrer asma e pneumonias.

Os principais exames para o diagnóstico da chamada DRGE são a endoscopia digestiva alta, pHmetria e impedanciopHmetria. O IMEPE realiza há mais de 10 anos o exame de ImpedanciopHmetria, considerado pela literatura para os pacientes com sintomas extra-esofágicos como o principal para o diagnóstico da DRGE.

O habito de deitar após as refeições ou comer em excesso também podem desencadear ou piorar os sintomas. É bem estabelecido na literatura que o comportamento alimentar pode exercer um papel importante para amenizar os sintomas do refluxo.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

O primeiro é o gastroesofágico, que é o mais conhecido. Neste, não existe a reclamação de efeito na via aérea. O segundo é o refluxo laringofaríngeo, quando a acidez do estômago pode seguir por todo o caminho, chegando até a garganta e os pulmões, causando ainda mais incômodo.

A exposição contínua do esôfago ao conteúdo gástrico por causa do refluxo pode machucar as paredes do órgão, gerando sangramento, dor e dificuldade de deglutição, os principais sintomas da úlcera.

Por ação da irritação constante do tecido do esôfago, podem surgir úlceras nas paredes do órgão. Assim, os sintomas mais comuns são: dor, sangramento e dificuldade de deglutição. Geralmente, o sangue é percebido nos exames de fezes.