Como fica a garganta com faringite?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

É uma infecção da faringe (garganta) de curta duração, causada por diferentes vírus ou bactérias. Ela é contagiosa através de gotículas eliminadas pelos espirros ou tosse. Os principais sintomas são dor de garganta, dor de cabeça e febre. A condição geralmente se resolve dentro de 7 a 10 dias sem qualquer medicação.

Segundo o médico, a dor de garganta causada pela amigdalite, na sua grande maioria (80%), é causada por vírus (adenovírus, rinovírus, influenza, etc) e, em segundo lugar, por bactérias. Já a dor da faringite, em sua maioria, possui causas alérgicas ou irritativas, como refluxo gastroesofágico.

(Faringite; Amigdalite; Amigdalofaringite)
Os sintomas incluem dor intensa com inflamação e amígdalas vermelhas e inchadas. O diagnóstico é baseado em um exame da garganta. Se não for tratada, a amigdalofaringite causada por bactérias pode se transformar num abscesso.

Apesar de se tratar de uma das patologias que mais geram visitas ao médico, geralmente, a faringite não apresenta gravidade. Uma faringite é uma inflamação da faringe (ou garganta), provocada por uma infeção das vias aéreas superiores.

É uma inflamação da garganta, provocada mais frequentemente por vírus mas também por bactérias. A faringite pode surgir associada à constipação, à gripe ou à mononucleose, ou no contexto de infeção estreptocócica, a algumas doenças de transmissão sexual, como a gonorreia.

Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. Prednisona serve para dor de garganta? A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma.

Ele é considerado um câncer de desenvolvimento silencioso, que raramente apresenta sintomas e, por isso, tende a ser diagnosticado em estádios mais avançados. Nas fases iniciais, o câncer de faringe pode apresentar pouco ou nenhum sintoma.

O paciente com faringite viral pode ter, também, coriza, febre baixa (de até 38,5 °C) e tosse. Já a faringite bacteriana pode causar dores no corpo, aumento de linfonodos cervicais e retroauriculares — ínguas no pescoço e atrás da orelha —, secreção purulenta nas amígdalas e febre alta de início abrupto.

O que é a faringite alérgica com tosse e como tratá-la? Causada por alergias que inflamam a garganta e a deixam bastante irritada, a faringite alérgica com tosse é pouco comum, comparada a faringite viral ou bacteriana, mas isso não significa que ela seja menos incômoda.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

A faringite estreptocócica pode se tornar uma infecção grave a ponto de causar desidratação pela dificuldade de engolir e até falta de ar. Nestes casos, é indicada internação para tratamento. Outra complicação mais rara é a febre reumática.

Na maioria das vezes, quando temos uma infecção local, ambos os lados são afetados. Porém, é possível ficar que as amígdalas fiquem inflamadas só de um lado. Embora seja muito raro, essa situação pode acontecer quando a infecção está no seu início, por exemplo.

A faringite é um dos problemas mais comuns de garganta e consiste em uma inflamação na faringe – órgão que liga o nariz à boca e a laringe ao esôfago. Esse incômodo pode acontecer quando vírus ou bactérias acessam as vias aéreas, e dependendo do diagnóstico é recomendado um tipo de tratamento.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Como se manifesta
Dor de garganta. Dificuldade respiratória (som agudo durante a inspiração causado pela obstrução desta área - estridor). Esta pode ser agravada pelo choro, agitação e ambiente quente. Pode estar associada a febre alta (temperatura timpânica> 39ºC)