Como fica a boca de quem tem sífilis?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

As lesões orais da sífilis podem ser múltiplas e com características diversas, o que aumenta a com- plexidade do diagnóstico3. As manifestações mais comuns são placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nó- dulos, manchas e erosão.

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar. O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos.

A sífilis terciária se manifesta na cavidade oral como goma localizada, principalmente, no palato duro. A característica dessa lesão é a formação de granulomas destrutivos não infectantes, indolores, aparecendo como lesão endurecida, nodular ou ulcerada6.

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

O tratamento de eleição é a penicilina.

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.

“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.

Sintomas a se atentar

  • Aftas na boca, que não necessariamente doem.
  • Lesões similares a (feridas e herpes labial) ao redor da boca.
  • Garganta avermelhada e dolorida, com dificuldades para engolir.
  • Amigdalite.
  • Vermelhidão com manchas brancas que se assemelham a infecções na garganta.
  • Corrimento esbranquiçado ou amarelo.

Sífilis primária Na maioria das vezes, manifesta-se por meio de uma úlcera, também chamada de lesão ou ferida única que aparece no período de 10 a 90 dias após o contágio. Geralmente não dói, não arde nem coça. Desaparece espontaneamente entre 2 a 6 semanas.

Também conhecido como herpes bucal, essa doença é caracterizada principalmente pelo surgimento de pequenas bolhas, que, além do aspecto de ferida, também são dolorosas e incômodas.

Procure agendar uma consulta. É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) ou Doença Sexualmente Transmissível (DST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio. Essa lesão é rica em bactérias.