Como fica a boca de quem fuma?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Dentre os principais danos do tabaco na cavidade bucal estão o câncer de boca, a doença periodontal e a halitose, além de manchas nos dentes, na língua e na mucosa.

Os fumantes tendem a ser mais extrovertidos, tensos, impulsivos, depressivos, ansiosos e com mais traços de neuroticismo, psicoticismo, busca de sensações estimulantes/excitantes (busca de sensação), e tendências a comportamentos anti-sociais/não convencionais, em relação aos ex-fumantes e não-fumantes.

“A fumaça do cigarro afeta toda a circulação sanguínea do corpo, inclusive o periodonto, que é vascularizado, causando assim a vasoconstrição (diminuição dos vasos sanguíneos). Como consequência disso, a gengiva do fumante pode não sangrar”, aponta a dentista.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Isso porque o cigarro aumenta a temperatura média da boca e cria um ambiente mais propício para a propagação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Recomendações aos seus pacientes fumantes. É muito provável que você tenha pacientes fumantes e estes devem dar uma especial atenção a sua higiene e saúde bucal. Um paciente não fumante deve escovar os dentes ao menos três vezes por dia.

O cigarro diminui a secreção salivar, deixa uma sensação de boca seca, denominada xerostomia, o que provoca dificuldade na mastigação, deglutição e fonação, além de tornar a mucosa bucal mais sensível, o que pode surgir feridas na boca e fissuras na língua.

Depois de quanto tempo o cheiro vai embora? De acordo com a médica, o cheiro na pele, nos cabelos e nas mãos normalmente vai embora após o banho, mas para ficar livre de forma permanente só abandonando de vez o vício.

3 Diagnóstico Clínico: Critério de Fumante e de Dependência Física à Nicotina: É considerado fumante o indivíduo que fumou mais de 100 cigarros, ou 5 maços de cigarros, em toda a sua vida e fuma atualmente (OPAS, 1995).

Em relação à quantidade, a médica pneumologista Nancilene Melo explica que se define como fumante regular aquela pessoa que fumou mais de cem cigarros durante toda a sua vida. Nesse sentido, “fumante social” é alguém que fuma uma quantidade inferior a essa enquanto vive.

Efeitos do cigarro nos pulmões
“Contudo, as defesas não conseguem frear os agressores e, assim, as substâncias irritantes vão sendo liberadas cada vez mais e a parede dos brônquios passam a produzir muco – o que provoca tosse com expectoração (catarro) no paciente”, informa o médico.

O tabagismo excessivo pode provocar uma alteração da cor (geralmente das gengivas), que passa a ser castanho-escura ou preta, conhecida como melanose do fumante. Lábios irritados.

Segundo a especialista, os resultados aparecem após quatro semanas. Rugas profundas exigem mais tempo e métodos combinados, mas a textura, coloração e brilho da pele melhoram a cada hora transcorrida sem cigarro.

Não existe uma quantidade segura de cigarro. O cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil lembra que o cigarro aumenta em 30% o risco de infarto.

Fumar camomila, assim como alguns outros produtos, pode ser a chave para abandonar o tradicional cigarro. Isso porque esses compostos têm menos nicotina quando comparados ao cigarro. Alguns têm até um nível zero.

Cigarro de palha
A diferença desse tipo para o cigarro industrializado é que o fumo é envolto em palha em vez do papel e não possui qualquer tipo de filtro, sendo a forma mais nociva de inalação da fumaça."