Como fica a barriga de uma grávida no início?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais.

4 A barriga inchada se torna sintoma de gravidez quando a parte inferior do abdômen começa a apresentar mudanças e a mulher começa a sentir desconfortos nos movimentos. 5Só se deve relacionar o inchaço da barriga com gravidez quando constatado o atraso menstrual e confirmado com um teste de gravidez.

A urina tem cor ou cheiro? O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

Primeiro trimestre
“O aumento do útero devido ao crescimento do bebê faz com que a barriga fique dura na região do baixo ventre, logo acima do osso da pube”, afirma Valladão.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Inchaço. O inchaço no início da gravidez é causado por alterações hormonais, que podem fazer você se sentir inchada. Dores nas costas e dores de cabeça. Dores nas costas e dores de cabeça são bastante comuns em mulheres grávidas.

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

Quando o óvulo é fertilizado e o embrião se implanta na parede uterina, a mulher pode apresentar algumas queixas inespecíficas, como cólica abdominal, mamas mais sensíveis, aumento da libido e alterações no muco vaginal.

Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta. Confuso?

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.