Como fica a barriga de quem tem mioma?

Perguntado por: omesquita . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Verdade. O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.

Dor pélvica – Conforme o tamanho dos miomas, maiores são as chances de eles causarem sensação de pressão pélvica (“dor no pé da barriga") ou de plenitude no abdome, semelhante à percepção de início de gravidez. Os miomas também podem gerar outros sintomas, dependendo do tamanho e da localização deles no útero.

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen. O que ocorre são miomas bem soltos do útero, ou úteros soltos, e quando a mulher se move sente o mioma caindo, mas é pelo efeito da gravidade.

Caso estejam localizados na parede posterior do útero, eles também podem causar gases e constipação intestinal. Na parte da frente, eles podem ser responsáveis pelo mal funcionamento da bexiga.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

Portanto, é normal o mioma regredir e desaparecer em alguns casos, visto que costumam se desenvolver por conta de desequilíbrios hormonais, e param de crescer quando o organismo restabelece o equilíbrio. No entanto, ele não é expelido naturalmente pela menstruação, ou eliminado pela vagina.

Mioma não é a causa de dor nas pernas, dor nas costas, dor de cabeça, alteração na urina, prostração e muito menos ganho de peso!!! Mioma não engorda ou causa inchaço.

Segundo o médico, só deve haver alguma preocupação quando os sintomas dos miomas passam a incomodar. “Quando a mulher começa a se queixar do aumento do fluxo menstrual, de cólicas constantes, inchaço do abdômen, dores durante a relação sexual, sensação de pressão abaixo do umbigo, aí é preciso investigar.”

O aumento do fluxo menstrual causado pela presença dos miomas uterinos pode levar ao desenvolvimento de quadros de anemia. Essa condição caracteriza-se pelos baixos níveis de ferro no organismo que podem gerar complicações como, fraqueza, cansaço, tonturas, queda de cabelo e também prejudica a concentração e a memória.

Miomas uterinos causam cólicas intensas
Geralmente, o problema ocorre em mulheres entre 45 e 55 anos. No entanto, também podem surgir a partir dos 35 anos, durante o período máximo da reprodutividade feminina. Quando os miomas uterinos causam sintomas, eles variam conforme o número de miomas, seu tamanho e localização.

Muitas vezes o diagnóstico de mioma é um achado ocasional, em uma ecografia pélvica realizada por outros motivos. O mioma preso ao útero por um pedículo – mioma pediculado – pode torcer e causar dor, náusea e febre.

Acredita-se que consumir alimentos com alto índice glicêmico – medida dos efeitos dos carboidratos nos níveis de glicose no sangue – pode potencialmente promover o crescimento dos miomas uterinos, aumentando as concentrações endógenas de fator de crescimento semelhante à insulina.

Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Os principais exames para diagnosticá-lo são a ultrassonografia pélvica, a ressonância magnética e a histeroscopia. Neste artigo, focamos em mostrar como é feito o diagnóstico do mioma uterino.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios.

As mulheres que realizaram histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal, levando à sensação de emagrecimento.

Os miomas uterinos também podem ser a causa de abortos e infertilidade. Eles podem distorcer o útero e prejudicar a implantação do embrião, dificultando a gravidez.

Outra medicação hormonal que pode ser utilizada é o análogo de GnRh, uma medicação injetável, hormonal e que bloqueia a produção de estrogênio, alimento para os miomas. A marca mais conhecida é o Zoladex (acetato de gosserelina). Os miomas sofrem uma diminuição de tamanho e melhora dos seus sintomas.