Como fertilizar a flor da pitaya?
A flor da pitaya precisa de polinização manual, ou seja, você precisará usar um pincel para transferir o pólen das anteras para as estames.
Qual é o mês que a pitaya da flor?
A floração ocorre entre os meses de outubro a abril, com picos de florescimento entre dezembro e fevereiro. Quando abertas, as flores exalam um perfume para atrair agentes polinizadores como abelhas, mamangavas, mariposas e morcegos.
Quanto tempo depois da flor vem o fruto da pitaya?
35 dias
Outra característica da pitaya é que a colheita não é uniforme (não é sempre na mesma época do ano, como o café, por exemplo). Depois que nasce o botão floral, são cerca de 15 dias para virar flor e mais 35 dias para virar fruto desenvolvido.
O que fazer para a pitaya produzir?
Um pé de pitaya para florescer e dar belos frutos precisa de um solo drenável e rico em substrato orgânico. O indicado é misturar cascas de ovo, areia ou cascalho à terra para garantir as condições ideais para a planta. Não se esqueça de manter o pH do solo entre 6 e 7.
Qual o inseto que poliniza a flor da pitaya?
Foi observado que a polinização cruzada de pitaia é realizada por abelha (Apis mellifera) durante o dia e os insetos que causam maiores danos são formigas (Atta e Solenopsis) e irapuá (Trigona spinipes) no município de Lavras, MG.
Quantas vezes devo regar o pé de pitaya?
A irrigação adequada é fundamental para o sucesso do cultivo. É necessário checar a umidade do solo sempre que possível, pois o solo não pode nunca ficar encharcado; adulta, a Pitaya deve ser irrigada duas ou três vezes por semana apenas.
Pode colocar esterco de vaca na pitaya?
O fornecimento de 20 L cova-1 de esterco bovino pode ser adotado como quantitativo no preparo de covas de pitaya, nas condições de clima e solo de Bom Jesus-PI.
Pode usar ureia na pitaya?
De acordo com os resultados, a formulação contendo 6 quilos de esterco bovino, 60 gramas de ureia, 100 gramas de supersimples e 60 gramas de cloreto de potássio foi o que promoveu um melhor crescimento vegetativo das plantas, tanto inicialmente quanto em estágios mais avançados de desenvolvimento da planta.
E preciso polinizar a pitaya?
A planta é uma pitaia da espécie Hylocereus undatus, cuja autopolinização espontânea é de até 10%. Sem polinizadores naturais por não ser nativa daqui, a espécie exótica ainda tem um tamanho pequeno e posição dos órgãos reprodutivos que dificultam o trabalho das abelhas europeias e africanizadas.
Qual a melhor época para podar a pitaya?
Passo 1 – Antes: A poda deve ocorrer após a última colheita em maio – junho. Passo 2 – Limpeza do caule principal: Os galhos que crescem acima do caule principal devem ser removidos.
Quantos dias dura uma flor da pitaya?
A floração ocorre apenas durante a noite e dura entre 8 a 12 horas. Um verdadeiro espetáculo, pois a flor de pitaya é uma das maiores e mais belas que existe.
Qual é o melhor adubo para pitaya?
aqui a gente pode usar o adubo. npk. 10 10 10 ou você pode usar a própria ideia é ureia aí tem quarenta por cento entrou gente tá mas o 10 10 10 é melhor porque ele é mais.
Qual é a pitaya mais doce do mundo?
Pitaya amarela: a pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) cuja polpa é branca e a casca amarela é considerada a mais doce e rara.
Pode comer à flor da pitaya?
Segundo Fer, suas flores só abrem à noite. Além disso, elas possuem ação antioxidante, auxilia na digestão, no emagrecimento, combate colesterol e diabetes e ainda melhora o sistema imunológico.
Quantas vezes dá pitaya por ano?
Sua floração é incrível, durando de 8 a 12 horas no período noturno, com grandes flores brancas amareladas. A frutificação é abundante e acontece aproximadamente três vezes ao ano, portanto, a planta precisa de cuidados extras.
Quantas pitayas um pé produz?
Ela calcula que cada pé de pitaya produza, em média, 20 frutos por planta e comemora o bom resultado.
Que tipo de solo a pitaya gosta?
PLANTIO Vai bem em qualquer tipo de solo, desde que sejam feitas as correções de acidez e fertilidade. Os que apresentam as melhores condições para o desenvolvimento da pitaia são os ricos em matéria orgânica, não compactados, bem drenados, de textura arenosa e areno-argilosa, com pH entre 5,5 e 6,5.