Como fechar uma empresa que tem dívidas?

Perguntado por: enobrega6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para isso é preciso acessar o programa Coletor Nacional de Dados, da Receita Federal. Ele gera solicitação de cancelamento do CNPJ e o Documento Básico de Entrada (DBE), que deverá ser assinado e entregue no local indicado pelo sistema.

O fechamento de uma empresa envolve o custo de pagamento de taxas e tributos. Portanto, não há um valor fixo para dar baixa no CNPJ. A despesa dependerá do quanto você precisa pagar e quais impostos precisam ser quitados.

cinco anos

DECISÃO: Ação para cobrança de divida tributária prescreve em cinco anos contados da constituição definitiva do débito.

Sem contar que, a não efetivação da baixa do CNPJ, pode acarretar outros problemas, como dificuldade no financiamento bancário e até mesmo a recusa no pedido do seguro-desemprego, pois o Ministério do Trabalho pode pressupor que é gerada uma renda por meio desse cadastro ativo.

Nas empresas individuais, os donos se responsabilizam pelas dívidas. Nos outros formatos, os donos não têm essa obrigação. Entretanto, mesmo no formato de LTDA, o sócio ainda pode responder pelas dívidas da empresa com o seu patrimônio.

Em regra, a responsabilidade de cada sócio está limitada ao valor de suas quotas e todos respondem solidariamente pela integralização do capital social[2]. Ou seja, como regra geral os sócios e ex-sócios não respondem pelas dívidas da sociedade limitada.

clicar no botão “Solicitar baixa”; digitar o número do CNPJ e a senha de acesso à conta gov.br, ou criar uma, caso ainda não tenha; marcar a opção “declaração de baixa” após conferir os dados da empresa; clicar em continuar, emitir e guardar o comprovante da situação cadastral de baixa.

As solicitações de baixa do estabelecimento matriz serão efetuadas com o preenchimento e envio do formulário de solicitação de baixa com a indicação do evento 517 - Pedido de baixa, com a utilização do aplicativo Coletor Nacional, disponível no sítio da Receita Federal, menu Orientação - Tributária - Cadastros - CNPJ - ...

Como retirar meu nome de empresa individual? Se você for o único titular da empresa aberta em seu nome, o processo é muito simples: basta encerrar o CNPJ. Como vimos anteriormente, se for um MEI, você precisa registrar um BO e entrar em contato com a Receita Federal para solicitar o encerramento da empresa por vício.

A baixa do CNPJ também poderá ser feita diretamente pela Junta Comercial no momento do registro da extinção da empresa, isso se o órgão for conveniado à Receita Federal. Importante: O processo pode variar em alguns estados. De todo modo, em caso de dúvidas fale com o Sebrae mais próximo de você.

A baixa no MEI é totalmente gratuita e pode ser feita no Portal do Empreendedor. No site, você conseguirá atualizar o cadastro, alterar os dados e fazer o cancelamento do CNPJ. Entretanto, os débitos pendentes deverão ser quitados pelo empreendedor por meio da página do Simples Nacional.

Multas, CPF bloqueado e até prisão estão entre as penalidades. A dias para o fim do prazo da declaração de Imposto de Renda 2023, cerca de 8 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com a Receita Federal.

E o que isso significa? Significa que bancos e instituições financeiras precisam promover a cobrança de uma dívida não paga em até cinco anos, sob pena de perderem o direito de cobrá-las judicialmente, porém nada impede que o Banco realize a cobrança extrajudicialmente, afinal, a dívida continua existindo.

Caso seja comprovada a sonegação de impostos, que nada mais é que burlar as leis para benefício próprio, o contribuinte deverá pagar uma multa de 150% a 300% mais a Selic. A depender do caso, o contribuinte pode ser enquadrado em crime fiscal e o caso será decidido em juízo, que pode levar à prisão.

Essa é a primeira pergunta que o empresário faz quando está nessa situação. E a resposta é sim, você pode! Isso vale não só para dívidas com bancos ou credores particulares, como também para débitos tributários, trabalhistas e previdenciários.

Um empreendimento está endividado quando ele faz uso de montante de terceiros, seja para quitar despesas fixas ou realizar investimentos para a expansão da empresa no mercado.