Como fechar ferida com micropore?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

É comum as bordas da ferida estarem avermelhadas e um pouco elevadas. · Irrigue a região do corte com um pouco de água ou soro fisiológico e seque delicadamente com uma gaze. · Corte com uma tesoura a fita de micropore, com um comprimento suficiente para cobrir toda a extensão do corte cirúrgico.

Como usar fita micropore? Primeiro deve-se higienizar as mãos e a ferida, após cobrir com o curativo correto. Depois deve-se cortar a fita no tamanho desejado e fixar o curativo.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Na década de 1960, uma grande empresa americana, a 3M, desenvolveu a fita adesiva microporosa hipoalergênica (Micropore®). Essa fita é inelástica, permite a passagem de água através de seus microporos e promove um bom suporte à cicatriz cirúrgica.

Após o tempo estabelecido pelo seu médico, geralmente de 2 a 3 semanas, você deve realizar a troca das fitas a cada 2 a 3 dias.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Em feridas abertas simples, como cortes e escoriações, lavar a lesão com água e sabonete de pH neutro basta, já em feridas mais graves, como as cirúrgicas, não deixe de recorrer ao soro fisiológico e/ou Solução com PHMB (Poli-hexanida).

Pode tomar banho com o micropore? Pode tomar banco com o micropore fixado diretamente na pele, não há problemas em molhar o micropore. Porém, recomenda-se que evite esfregar a região com buchas de banho ou levar jato de água diretamente no curativo.

Sim, a fita Micropore pode molhar, mas é importante evitar a imersão prolongada em água ou em outros líquidos, pois isso pode afetar a aderência da fita à pele e prejudicar o processo de cura.

· Remova delicadamente a fita de micropore, começando por uma de suas extremidades. Se houver dificuldade para remover o micropore, molhe a fita com água ou soro fisiológico. Se permanecer difícil de sair, aplique óleo Johnson.

Curativo: Feito isso, envolva a ferida em um curativo estéril ou bandagem. Se a ferida for pequena demais, ela pode se curar sem bandagem. Porém, se for média ou grande ela provavelmente necessitará desse auxílio.

Como perceber e tratar esses fatores
A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos.

De um modo geral, feridas simples em uma pessoa saudável costumam levar de uma a quatro semanas para sua cicatrização.

Quando com fita de Micropore, devera ser trocado a cada 7 dias, sendo retirado, lavando a cicatriz com água e sabonete, sendo colocado novamente direto sobre a cicatriz, sem o uso de pomadas.