Como fechar corte aberto?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Os tipos de curativos

  1. Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
  2. Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
  3. Ataduras. ...
  4. Curativo líquido.

Antibiótico / Cicatrizante (12)

  • Belfar (1)
  • Cifarma (1)
  • Fibrinase (1)
  • Kollagenase (3)
  • Ktriz (1)
  • Medley (1)
  • Nebacetin (2)
  • Prati (2)

O ponto une as bordas do ferimento, o que facilita a cicatrização e a regeneração dos tecidos. “Se deixar cicatrizar sozinho, o corte permanece aberto e isso pode ocasionar uma fibrose (aumento das fibras) exacerbada no tecido, conhecida como queloide, que deixa a cicatriz muito maior”, explica.

A ferida, por ser aberta, acaba se transformando numa porta de entrada para agentes externos. É preciso criar uma barreira para que esses microrganismos não tenham passagem. Portanto, é muito importante fazer um curativo sobre a lesão, impedindo o acesso de agentes que podem contaminar a lesão.

Um copo de leite é o ideal para acelerar o processo de cura. Amora, framboesa, morango e mirtilo são alimentos ricos em flavonoides. Esses antioxidantes naturais atuam na proteção da parede dos vasos sanguíneos, além de combater o processo de inflamação da cútis.

Quando ver um médico

  1. uma ferida aberta é mais profunda que 1/2 polegada.
  2. sangramento não para com pressão direta.
  3. sangramento dura mais de 20 minutos.
  4. sangramento é o resultado de um acidente grave.

Primeiros socorros em cortes profundos
2. Pressione uma gaze ou pano limpo sobre o corte. Se ele não for tão profundo, o sangramento deve parar em alguns minutos.

Assim, se um corte superficial na pele demora entre 7 e 10 dias para fechar, uma incisão que chega à epiderme leva até 28 dias para cicatrizar. No entanto, se o corte chega à derme, que é a camada mais profunda da pele, o mesmo processo pode demorar até 6 meses.

Como perceber e tratar esses fatores
A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

"A maioria das áreas com algum corte profundo precisa ser suturada em até 8 horas. Membros inferiores, até antes, 6 horas. Já na face, por conta da grande vascularização e, consequentemente, chegada de muitas células de defesa que impedem infecções locais dá para segurar até 24 horas", acrescenta Ughetto.

O que fazer para cicatrizar feridas mais rápido? Além de utilizar a pomada cicatrizante para fechar feridas e lesões corretamente, existem algumas medidas ... Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia ...

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos.

O Nebacetin é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas e nas queimaduras de pele.

Comorbidades como diabetes, doença arterial periférica e feridas crônicas prejudicam a formação de tecido de granulação. Por isso, esses pacientes não devem ser suturados com mais de 6 horas em extremidades (menor perfusão), ou mesmo não serem suturados a depender do local.

(esparadrapo ou micropore) ou enfaixamento. O curativo deve ser mantido fechado por 24 horas. -se remover o curativo em seu próprio domicílio, lavar o local da ferida durante o banho e enxugá-lo com uma toalha macia sem esfregar. As feridas suturadas podem ser mantidas abertas após 24 horas do procedimento.

Jamais use fita adesiva ou fita microporosa diretamente sobre uma ferida. Caso o corte seja pequeno, aplique um curativo do tipo biotecnológico, para proteger a lesão e evitar que, ao retirar o curativo, o local da ferida sofra uma nova agressão.