Como fazer uma terra ruim ficar boa?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

calcario adubo terra fraca .

NPK 4-18-8
Como estes são nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, é recomendado utilizar esse adubo na preparação do solo. Dessa forma, a plantinha terá tudo o que precisa ainda nos primeiros estágios.

Quando for impossível detetar a presença de água, a terra está então seca ao tocar e deve ser regada. A maneira a mais prática de regar é mergulhar o vaso num balde de água durante cerca de uma meia hora, deixar escorrer o excesso e colocar depois a planta no lugar.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

Use um ancinho ou uma enxada (dependendo do tamanho do seu espaço) para afofar a terra. Cuide para que o afofamento seja feito apenas na camada mais superficial do solo, cerca de 10 cm de profundidade, e que seja realizada a uma distância razoável do caule da planta.

Misture a areia e os 2 tipos de terra, na proporção 1:1:1; Plante as mudas ou as sementes, conforme as instruções do fornecedor; Acrescente a parte restante do solo; deixando a camada fofa; Regue e coloque a forragem (folhas secas, serragem de madeira, podas de grama);

Borra de café e casca de ovo
Para a borra de café, é possível utilizar três colheres da borra em um litro de água e deixá-las em descanso por 3 dias. Em seguida, use essa mistura em um borrifador e aplique direto nas plantas, ou misture com a casca dos ovos trituradas e deposite no solo.

Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar.

Resumidamente, os fertilizantes são diluídos em água e distribuídos no solo por meio de uma técnica de irrigação, que pode ser por gotejamento ou aspersão, por exemplo. A grande vantagem dessa prática é que permite uma absorção qualificada dos nutrientes pelo solo, utilizando um método barato e mais eficiente.

Esterco bovino: é um combo de benefícios para terra, porque melhora a fertilidade, aeração e infiltração de água. Bokashi: adubo com origem japonesa, é feito com ingredientes animais, vegetais e micro-organismos eficientes. Este tipo de adubo melhora o pH do solo e estimula o crescimento de vegetais.

A maneira de fazer esse adubo caseiro é muito simples. Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

De forma simples, podemos classificar a terra adubada como um tipo de mistura de terra vegetal com adubo. É um mix de substâncias que tende a trazer benefícios às plantas, já que retém muito a água, ajudando a umedecer as raízes e nutrindo-as durante seu desenvolvimento.

A degradação ocorre devido ao desmatamento para pastagens e plantações, o que acaba desprotegendo a terra”, explica Perez Filho. Nesses locais, o solo é de areias quartzozas, hoje classificado de neosolos quartzarênicos, onde há menos de 15% de argila e o restante dos componentes é areia.

- Outra opção é a utilização de um método conhecido como adubação verde, para solos pobres, que, além de aumentar o hidrogênio no solo, também potencializa a produção de húmus. Esse método consiste em alternar o plantio de algumas plantas com leguminosas, como o tremoço, feijão-de-corda, entre outras.

Recuperar essa terra pode ser um processo trabalhoso, é preciso retirar primeiramente todas as raízes mortas e separar a terra, para que ela fique solta novamente, uma peneira de pedreiro é ótima para esse trabalho, quanto menores forem os furos dela mais solta ficara a terra.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

Misture serragem ou aparas de madeira envelhecidas e não-tratadas na terra antes de começar o plantio. Coloque uma camada de 15 cm a 20 cm por todo o jardim e use um leme de jardim para cultivar o solo. A serragem ajuda a quebrar o solo compactado e a reter umidade.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.