Como fazer uma saudação formal?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

O mais indicado para dar um ar mais formal à saudação é usar uma forma de tratamento simples antes do nome. As expressões "Caro(a)" e "Prezado(a)", nesse caso, são as mais comuns e podem ser utilizadas em qualquer situação. É possível também usar Sr./Sra.

AS SAUDAÇÕES FORMAIS GERALMENTE SÃO USADAS AO CUMPRIMENTARMOS PESSOAS MAIS VELHAS, NOSSOS PAIS, PROFESSORES, AUTORIDADES E EM ENTREVISTAS DE EMPREGO. JÁ AS SAUDAÇÕES INFORMAIS SÃO MAIS USADAS ENTRE OS JOVENS, COM OS AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, IRMÃOS E PARENTES PRÓXIMOS.

A maneira correta de cumprimentar é com um aperto de mão, com a mão firme, nem muito mole e nem muito forte. A mão firme é o ideal, demonstrando credibilidade. Uma pessoa com a mão firme demonstra segurança sobre o que está fazendo, assim, além de ser um ato de educação, passa confiança também.

Cumprimentos formais:
Estes cumprimentos são usados em situações ou espaço que exigem um comportamento um pouco mais sério e formal. Também quando é necessário tratar com respeito a pessoa que estamos cumprimentando ou quando estamos lidando com uma pessoas que não é muito próxima.

Mensagem de saudação para WhatsApp informando tempo de espera

  1. Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]! Nossos atendentes irão te responder em até x minutos. ...
  2. Olá! Agradecemos o seu contato. ...
  3. Olá, seja bem-vindo a [nome da empresa]! Nossos atendentes responderão sua mensagem em até x minutos.

No início do e-mail, evite utilizar as mesmas expressões de linguagem oral, como “oi” ou “olá”, por exemplo. Comece sempre se referindo ao destinatário com palavras respeitosas.
...
Boas opções são:

  1. Prezado ou prezada.
  2. Caro ou cara.
  3. Estimado ou estimada.
  4. Senhora ou senhora.

Use "Olá" e chame a pessoa pelo nome, no caso de um cumprimento breve. Se não conhece bem a pessoa ou se ela trabalha para você, use o título e o sobrenome ela. Já no caso de alguém próximo, tudo bem usar o primeiro nome e usar "Oi".

A linguagem formal é marcada pelo uso da norma culta, sendo utilizada em situações que exigem seriedade, como em situações profissionais, acadêmicas, ao se dirigir a autoridades ou quando não existe familiaridade entre os interlocutores.

A linguagem informal é marcada por contextos mais acessíveis, o uso de expressões e variantes da língua. Muito utilizada quando há familiaridade entre os interlocutores, ou seja, quando falamos com amigos, familiares e colegas. O uso do português coloquial a diferencia da fala formal.

CUMPRIMENTE COM SATISFAÇÃO
Algumas pessoas seguram uma mão de forma tão fraquinha que parecem não estar a fim daquele cumprimento. Segure com vigor e com sorrisos, demonstrando que é um prazer encontra-lo ali. Nunca cumprimente com sorrisos tortos ou irônicos.

O cumprimento deve corresponder sempre à formalidade da circunstância. Desde situações mais formais, quando se cumprimenta dizendo “Senhoras, Senhores”, até às situações informais, quando o cumprimento é feito com um simples “olá”.

A regra de etiqueta social indica que não é de bom tom, por exemplo, chegar a um local e não cumprimentar os outros, já que quem chega aos locais é quem deve cumprimentar os demais, e não o contrário.

substantivo feminino Ação ou efeito de saudar. Cumprimento demonstrado através de gesto(s) e/ou palavra(s). Manifestação de cortesia; demonstração de cuidado ou respeito; mostra de admiração: o Papa fez uma saudação aos fiéis.

Boas-vindas! É com alegria que te recebemos com muito carinho no dia de hoje! Seja muito bem-vindo! Desejo que a sua jornada até aqui tenha sido pacífica e que os próximos dias sejam de muita alegria!