Como fazer uma reflexão crítica de uma aula?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Como fazer uma reflexão crítica

  1. Organize a sua agenda. ...
  2. Escolha um tema. ...
  3. Delimite bem o tema. ...
  4. Pesquise bastante sobre o tema. ...
  5. Crie uma tese. ...
  6. Faça um brainstorm e reflita sobre o tema. ...
  7. Prepare um esquema ou um gráfico. ...
  8. Escriba livremente suas ideias.

Para fazer um texto de reflexão, siga os seguintes passos: escolha um assunto, faça anotações, escreva em primeira pessoa, comece com uma introdução, desenvolva o assunto, conclua o texto, revise e edite, e finalize o texto. Também é importante ser honesto, objetivo e usar uma linguagem clara e simples.

Ao elaborar uma reflexão, terá que começar por falar de uma forma resumida sobre o tema geral da reflexão (presente no objeto da análise). De seguida deverá dizer o que aprendeu com a análise do objeto de reflexão.

Nas práticas de sala de aula, o bom professor deve estimular os alunos a exercitarem a cidadania, levando-os a agir de forma correta, pensando nas consequências de seus atos, sendo responsáveis com a vida no planeta, com a preservação do meio ambiente, com a educação e o respeito na vida cotidiana, valorizando a ...

Essa dimensão é acolhida nas respostas dos questionários a partir de expressões como: “aula boa é aquela em que o professor domina o conteúdo”, “prepara a aula e mostra segurança”, “está atualizado e demonstra dominar o tema”, “passa a impressão de que domina aquele assunto”.

A disciplina Observação e Reflexão do Ambiente Escolar tem como objetivo atuar no ambiente escolar, com uma visão crítica da realidade do planejamento e avaliação escolar relacionando-os com a comunidade e reorganizando os tempos e espaços escolares, ampliando a jornada escolar, fazendo a gestão da escola de forma ...

As frases de reflexão são todas aquelas que, quando encontramos, nos soam como um recado. São similares a espelhos inesperados, que assustam ao revelar, num repente, uma imagem da identidade.

Feedback da resposta: Resposta: B Os movimentos da reflexão Crítica, segundo Smith (1992) com base em Freire (1970), são: descrever, informar, confrontar e reconstruir.

Com base na leitura de todos os textos e de suas elaborações pessoais sobre o tema, escolha uma das duas posições e a defenda, redigindo um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

Viva para cometer erros, não para falsificar a perfeição. Tente sempre ser melhor do que a pessoa que você foi ontem. A felicidade muitas vezes entra por uma porta que você não sabia que tinha deixado aberta. O aprendizado é um presente.

É uma pesquisa documental de cunho qualitativo, cujo estudo está inserido no campo da Linguística Aplicada. Como resultado, concluímos que a escrita reflexiva no contexto da Residência Pedagógica de Língua Inglesa tem grande relevância na formação docente.

Um ensaio reflexivo não é um redação convencional. Não se trata de contar uma história ou relatar fatos cronologicamente ou, ainda, não se trata de convencer alguém do seu ponto de vista sobre um determinado assunto.

Que tipo de reflexão o professor e os alunos podem fazer para compreender uma palavra utilizando o contexto? Perguntar se alguma outra palavra se encaixa na frase, o que significa tal palavra, por que outras não são adequadas. Questionar se a criança sabe ler uma frase. Refletir sobre como os professores ensinam a ler.

ensino e aprendizagem
A concepção metodológica na tríade ação-reflexão- -ação é de que todo o fazer implica uma reflexão, e toda reflexão implica um fazer, uma ação. Dentro disso, parte-se da articulação teórico-prática para construir o conhecimento.

O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria.

Aulas muito bem explicadas, de uma forma simples e descontraida. Valeu professor por ajudar a aprender informatica de uma maneira fácil. Abraço a todos e bons estudos.

Para estimular a criatividade, o professor pode planejar atividades que incentivam a imaginação, criação e reflexão. Pensar no uso de ambientes e projetos colaborativos pode facilitar essa tarefa. O professor precisa considerar que os recursos visuais também são importantes para a aprendizagem.

É necessário que, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, voltando-se sobre si mesma, perceba-se como tal e vá se tornando crítica. Ou seja, o primeiríssimo passo para superar ingenuidade e conquistar a criticidade é a autocrítica.

A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica é tida como radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática
O ensino e a aprendizagem exigem um movimento crítico entre o fazer e o pensar sobre o fazer, não há como tornar um saber como estático e pronto, mas sempre em movimento e construção permanente. Por isso é preciso uma autocrítica e uma reflexão sobre a prática.

Dentre os cinco momentos da reflexão podemos citar: O discernimento, o relaxamento, o agradecimento, o plano de leitura e por fim, o foco.