Como fazer uma redação sobre o preconceito?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 4 votos

Como Fazer Redação sobre Racismo e Preconceito Racial

  1. Você precisa ter clareza. Um exemplo de escopo que se pode ter é a relação entre racismo e preconceito. ...
  2. Apresentar argumentos coesos. ...
  3. Para fazer uma proposta de intervenção, você precisa ter um repertório afiado de referências, casos e da lei do país.

O preconceito é uma atribuição social de malignidade a determinados indivíduos e grupos, correspondente a uma categorização de classe social que, muitas vezes, veicula uma atitude política e étnica aversiva.

Respeito, empatia e solidariedade, alguns dos valores essenciais para ajudar a evitar o preconceito, fazem parte das chamadas competências socioemocionais.

São várias as consequências vislumbradas em vítimas de atos discriminatórios, dentre elas a depressão, a baixa autoestima, a agressividade, desvios comportamentais, formação debilitada da identidade, além de dificuldades na aprendizagem. Também são variados os comportamentos expressivos de quem sofre o preconceito.

Preconceito nada mais é do que a opinião sem conhecimento. Explicação: O fato do indivíduo não ter conhecimento sobre a realidade do outro, é o que motiva o preconceito. Além disso, outros pontos como a diferença física podem ser citados.

Geralmente, o preconceito está associado à discriminação e à intolerância em relação às diferenças que existem no mundo. Existem diversos tipos de preconceito que acabam gerando discriminação e intolerância, dentre os quais podemos destacar os seguintes: Preconceito contra mulheres (machismo, misoginia ou sexismo)

Há diversos exemplos de preconceito que incluem: machismo (crença na maior capacidade dos homens em detrimento das mulheres), capacitismo (crença de que pessoas com deficiência não são capazes ou são inaptas), racismo (crença de que pessoas de determinada raça são superiores em detrimento das demais), entre outros.

Entre as discriminações mais presentes no dia a dia do brasileiro, estão o machismo, percebido por 99% dos entrevistados, a discriminação racial (97%), contra LGBTs (97%) e estéticas, como a gordofobia, percebidas por 92% dos ouvidos no estudo.

A discriminação e intolerância na escola está relacionada ao preconceito e desenvolve-se a partir do momento em que, após pautar-se em ideias pré-concebidas na mente, acredita-se cegamente que estas definem o outro.

Preconceito: o preconceito significa uma opinião ou idéia formada sem conhecimento ou reflexão. Geralmente é manifestado por um ato de discriminação de alguém ou de algum lugar, desqualificando uma pessoa ou um grupo social que pareça diferente por algum motivo. É um ato individual, daquela pessoa.

  1. Reflita sobre o tema da redação. Reflita sobre o tema que está sendo proposto. ...
  2. Desenvolva as ideias iniciais. Depois de ter organizado as suas ideias no passo anterior, o momento de escrever o seu texto se torna muito mais fácil. ...
  3. Estruture a sua redação. ...
  4. Utilize conectivos e seja coerente. ...
  5. Revise o que escreveu.

Memorize e use essas frases para iniciar uma redação:
Com frequência, comenta-se que…” “Segundo a historiografia, nota-se que…” “Observando o cenário…” “É de fundamental importância…”

Destaque a importância da empatia e mostre como se colocar no lugar do outro é fundamental para compreender a sua realidade. Além disso, mantenha uma postura firme e demonstre sua insatisfação com o comportamento preconceituoso.

Incluir a diversidade no dia a dia é uma forma muito eficaz de lutar contra o preconceito. E não há forma mais simples de fazer isso do que escutar, assistir, ler e recomendar conteúdos feitos por pessoas negras, indígenas, asiáticas, com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, etc.

Existem muitos tipos de discriminação , entre os mais comuns estão o racismo, a xenofobia, a homofobia ou as diferentes formas de machismo. Discriminação é o ato de fazer uma distinção entre seres humanos ou grupos sociais, seja por ação ou omissão, com um sentido depreciativo, exclusivo ou ...