Como fazer uma redação 4o ano?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Como começar uma redação

  1. Introdução. Dê uma atenção especial à introdução. ...
  2. Desenvolvimento. A partir do segundo e do terceiro parágrafo, é o momento em que você vai explicar melhor as ideias introduzidas no início do texto. ...
  3. Conclusão. Essa é a parte final do texto.

Conheça os 5 passos sobre como começar uma redação

  1. ler o tema proposto com atenção;
  2. faça um brainstorm das suas ideias;
  3. filtre seus melhores argumentos;
  4. separe suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão;
  5. comece a escrever com base no rascunho.

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20.

Muito utilizados na redação para dar credibilidade aos seus argumentos, os exemplos podem ser inseridos em seu texto através de conectivos que apresentam essa ideia, como:

  1. exemplificando;
  2. por exemplo;
  3. isto é;
  4. tal como;
  5. em outras palavras.

Primeiro, você deve começar colocando algumas ideias óbvias sobre o tema da redação no papel.

  1. 1 – Rascunho das primeiras ideias. ...
  2. 2 – Faça a introdução iniciar bem o texto. ...
  3. 3 – Transforme as ideias em tópicos. ...
  4. 4 – Desenvolva os tópicos em parágrafos. ...
  5. 5 – Faça a redação ter uma conclusão coerente.

Uma boa e estruturada redação dissertativa deve englobar uma introdução (também chamado de início) chamativa; um desenvolvimento (chamado de meio) explicativo, argumentativo e informação consistente em idéias criativas; uma conclusão (chamado de fim) calcada nas ideias que transpassam todo o texto, como um fechamento ...

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

A dissertação escolar é um gênero textual que constrói uma opinião em torno de uma questão proposta. Geralmente, é produzida no contexto escolar por alunos do Ensino Médio. O aprendiz escreve atendendo a uma solicitação do professor, a fim de melhorar sua capacidade argumentativa.

As redações podem ser dissertativas, descritivas ou narrativas.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

Cada parágrafo deve ter uma ênfase específica. Isso pode ser apresentado com uma breve frase no início de cada parágrafo. Isso facilita o entendimento do texto e o desenvolvimento de suas ideias e argumentos. Além disso, seus parágrafos devem conter exemplos de evidências daquilo que você está defendendo.

É fundamental que o texto seja dividido em três partes principais: introdução, desenvolvimento e conclusão. O primeiro parágrafo serve para apresentar o assunto e tudo o que será tratado nas próximas linhas. O desenvolvimento deve ter de 2 a 3 parágrafos, com cerca de 5 a 7 linhas cada um.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Aprenda como escrever cada uma delas! Você já deve saber que a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

6 – Não pule linhas!
Um dos erros que podem acontecer na produção de uma redação, é o candidato pular linhas. Não se deve pular linha após o título e muito menos entre um parágrafo e outro. Essa ação só gastará o espaço que você tem e ainda pode prejudicar a sua nota.

Quando se pensa em uma redação de vestibular, por exemplo, o ideal é que sejam desenvolvidos até três argumentos, pois há um limite pré-determinado de linhas", recomenda. Mais importante do que ter argumentos pertinentes para defender o seu ponto de vista, é saber desenvolvê-los corretamente.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.