Como fazer uma Paragrafação?

Perguntado por: oflores9 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A primeira linha dos parágrafos deve ficar mais afastada da margem esquerda do que as demais linhas. Ou seja, ao encerrarmos a explanação da ideia ou do pensamento contidos em um parágrafo, saltamos para a linha de baixo, iniciando a primeira linha do parágrafo seguinte mais para dentro do texto.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Os parágrafos existem para dar um intervalo entre um assunto e outro dentro do mesmo tema. Quando você perceber que um parágrafo deixou de desenvolver sua ideia-núcleo, é hora de finalizá-lo e iniciar outro.

Algumas das frases que você pode utilizar o longo do seu texto são:

  • Fazendo um estudo de… percebe-se por meio de…
  • Ao se examinarem…, verifica-se que…
  • Em consequência de…, vê-se que…
  • Alguns argumentam que…

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Como iniciar uma conclusão

  1. Conclui-se.
  2. Diante disso.
  3. Em síntese.
  4. Logo.
  5. Portanto.
  6. Por conseguinte.
  7. Por isso.
  8. Em virtude de.

No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto…”.

Os parágrafos podem ser curtos, médios, longos, dissertativos, narrativos ou descritivos. Fundamentalmente, as estruturas dos parágrafos se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para ensinar o parágrafo, o professor precisa levar a criança a perceber a existência de espaços no texto e investigar a sua função. É necessário trabalhar com o significado do espaço na escrita. Para isso apresente textos curtos como parlendas, adivinhas e provérbios, em que não há espaço entre as palavras.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

1) Estruture seu texto adequadamente

  1. Introdução. É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação.
  2. Desenvolvimento. Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação.
  3. Conclusão. É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases.

No D1, construa o fato-problema, no D2, discorra sobre o fato-solução. Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução.

É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural. Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo. Os incisos podem se desdobrar em alíneas.

O ideal é que você apresente dois argumentos, um em cada parágrafo de desenvolvimento.
...

  1. Use conectivos. É fundamental que você conheça os conectivos e saiba utilizá-los de maneira adequada. ...
  2. Faça um tópico frasal com seu argumento. ...
  3. Problematize. ...
  4. É hora de contextualizar. ...
  5. Conclua o parágrafo! ...
  6. Faça conexões.

Entre elas podemos citar:

  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.