Como fazer uma frase comparativa?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto). O segundo item da comparação pode ser omitido, caso esteja claro pelo contexto (último exemplo abaixo).

"O comparativo de igualdade forma-se antepondo ao adjectivo a forma contraída de tanto, tão - que pode também suprimir-se - e pospondo-lhe como: Esta garota é tão esperta como aquela. O vestido não era tão bonito como o da irmã. Este lençol está branco como a neve."

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

Comparativo de superioridade de adjetivos de uma ou duas sílabas terminados em vogal + consoante. Regra geral, quando um adjetivo termina em vogal + consoante, deve-se dobrar a consoante e, aí sim, acrescentar a terminação -er. My bedroom is bigger than my brother's. (O meu quarto é maior do que o do meu irmão.)

Adjetivo + ER + THAN
Exemplos: My dog and cat are bigger than yours. (Meu cachorro e gato são maiores que os seus) Her work environment is nicer than ours.

happy » happier than (mais feliz que)

Exemplos de comparação
“Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador”. (Cecília Meireles) “Eu faço versos como quem chora/De desalento... de desencanto...” (Manuel Bandeira) “A vida vem em ondas,/como um mar/Num indo e vindo/infinito.” (Música “Como uma onda” de Lulu Santos)

A comparação (ou símile) ocorre no processo de aproximação dos elementos de universos diferentes por meio de nexos comparativos (como, tal, qual, assim como, semelhante a, semelhante ao etc.).

(Maria é mais inteligente do que eu.) Neste caso, o adjetivo intelligent não sofre alteração alguma, apenas acrescentamos: more (antes) e than (depois) dele. Dessa forma fazemos o comparativo de superioridade quando o adjetivo é composto por duas ou mais sílabas (long adjectives).

Essa comparação pode ser de superioridade, colocando um acima do outro, quando um é mais alguma coisa do que o outro; inferioridade, colocando um abaixo do outro, um é menos alguma coisa do que o outro; ou igualdade, quando colocamos dois seres no mesmo nível, igualando-os.

O grau dos adjetivos subdivide-se em: Comparativo – Tem por finalidade comparar a mesma característica atribuída a dois ou mais seres ou duas ou mais características atribuídas a um mesmo ser.

O grau superlativo é o tipo de flexão do adjetivo que intensifica as características atribuídas aos substantivos. Pode ser de dois tipos: superlativo relativo ou superlativo absoluto. O grau superlativo relativo é aquele que eleva algo em relação a um conjunto. Exemplos: É o casaco mais quente do meu armário.

A comparação é uma figura de linguagem em que se percebe a analogia explícita entre dois ou mais termos, pois está sempre acompanhada de uma conjunção ou locução conjuntiva comparativa. A comparação é feita entre dois ou mais elementos. Veja os exemplos a seguir: Fábio é mais velho do que Plínio.

quanto ou como ; tanto mais... tanto mais; tanto maior.... tanto maior; tanto mais... tanto menos ; assim... assim ; menos... que ou do que ; menor... que ou do que ; maior... que ou do que ; melhor... que ou do que; pior... que ou do que."

Por exemplo:

  1. Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  2. O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  3. Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  4. Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

Classe gramatical de palavras que tem como principal função modificar outras palavras ou frases.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

A comparação é uma figura de linguagem que estabelece, de maneira explícita, a relação de semelhança entre dois ou mais elementos em algum contexto. Essa relação é estabelecida pelo uso de palavras que marquem a comparação que está sendo feita.

Quando há duas consoantes entre duas vogais em uma palavra em inglês, geralmente a primeira consoante vai para a primeira sílaba e a segunda consoante vai para a segunda sílaba. Isso é conhecido como a regra de separação de sílabas “consoante-vogal-consoante”.

É o caso de big (bigger, no comparativo, e biggest, no superlativo), por exemplo.