Como fazer uma frase com travessão?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Quando há fala de personagem e do narrador na mesma frase: Nesse caso, usa-se o um travessão para iniciar a fala da personagem e outro para indicar que a fala se encerrou e que o narrador começará a se manifestar.
...
Quando colocar o travessão?

TravessãoUso:Exemplo:
Indicar discurso direto.Pedro disse: - Estou cansado!

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

Em geral, pensamentos devem ser demarcados com aspas ou sem sinal tipográfico algum. No primeiro caso, a pontuação deve seguir as regras de pontuação para diálogos marcados com aspas.

Assim como ocorre com parênteses, não se utiliza vírgula antes do travessão, embora seja permitido utilizá-la após o segundo travessão, caso a vírgula seja necessária para a oração. Por exemplo: Em português – assim como em outras línguas latinas –, as regras de pontuação são claras.

Assim, temos ambos, o travessão e as aspas, trabalhando da mesma maneira, isolando vozes. Nos textos narrativos poderemos usar indiferentemente um ou outro, apenas deverá ser mantida a uniformidade no emprego: se optar por aspas, elas deverão ser empregadas ao longo de todo o texto e vice-versa.

Confira 7 dicas para escrever bem

  1. Leia mais. A leitura e a escrita não vivem sozinhas, uma sem a outra. ...
  2. Escreva sobre o que gosta. Na hora de praticar, escolher assuntos do seu interesse para escrever é uma das melhores dicas. ...
  3. Tire as dúvidas que surgirem. ...
  4. Faça um diário. ...
  5. Seja objetivo. ...
  6. Leia em voz alta. ...
  7. Peça feedbacks.

Para sinalizar quem está falando, basta dizer “fulana disse” ou “beltrano disse”, por exemplo.
...
Naturalidade e fluência

  1. Não repita o nome das personagens sempre que possível.
  2. Evite excesso de formalidade a não ser que caiba no contexto.
  3. Não transcreva sotaques, dê preferência a marcas de dialeto.

A grafia correta da palavra é for, escrito sem acento no o. Monossílabos tônicos terminados em r não devem ser acentuados, sendo o esse o caso da forma verbal em questão.

Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura. Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.
...
Ponto de exclamação (!)

  1. Como a lua está linda hoje!
  2. Que susto!
  3. Coma, Artur!
  4. Ufa! Que alívio!

Frases para iniciar uma introdução

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

No Brasil, porém, o mais comum é usar aspas para expressar o pensamento da personagem. Uma exceção é quando há uma fala solta em um parágrafo do narrador, sem que essa fala desencadeie um diálogo. Nesse caso, o mais indicado é mesmo o uso de aspas ou mesmo não usar nem as aspas, como no discurso indireto livre.

São as frases diretas, em geral iniciadas por um travessão, que são proferidas pelas personagens de uma história. Exemplo: — É verdade que você vai à praia amanhã, Maria? — Sim, João.

A vírgula e o ponto e vírgula após o travessão
Pode haver vírgula ou ponto e vírgula após o travessão. Nesse caso, ignore a existência dos travessões e do conteúdo que há dentro dele e foque no restante da oração. Caso haja necessidade de vírgula ou ponto e vírgula mesmo assim, use-os!

pontuação: foi usado antes de um disco o direto para introduzir a fala de Ana já não exemplo os dois: foi usado antes de uma enumeração em uma lista de compras. e no exemplo 3 foi usado antes de uma citação direta Ok já o travessão é um sinal de pontuação muito. usado no início da fala dos personagens.