Como fazer uma fantasia de Curupira?

Perguntado por: imello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Para fazer a fantasia de curupira, você vai precisar de:

  1. Sunga ou calção verde ou vermelho;
  2. Fita, tecido, ou cinto que dê a volta na cintura;
  3. Folhas de plástico ou papel;
  4. Fita que dê a volta nos pulsos e tornozelo.
  5. Cola, fita adesiva ou cola quente.

Protetor dos animais e das matas, o Curupira também é chamado de Caiçara, Caapora, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caipora, Anhangá...

No folclore brasileiro, o Curupira é um personagem descrito como um anão forte e ágil de cabelos ruivos que possui os pés virados para trás. Assim, ao caminhar, o curupira consegue enganar alguém que pretenda segui-lo olhando para suas pegadas. O perseguidor pensará sempre que ele foi na direção contrária.

A roupa do curupira pode ser improvisada com alguns elementos básicos e tecido verde, se você não tiver um shorts (ou sunga) verde para usar por baixo, pode ser também algo vermelho ou laranja, que faça referência ao fogo.

Ele odeia os homens que caçam e destroem as matas. Por isso, gosta de deixar os caçadores perdidos dentro da floresta. Quem vê o Curupira perde totalmente o rumo, não sabe mais achar o caminho de volta…

1 – Saci com rolo de papel higiênico
O rolo de papel higiênico, que seria jogado no lixo, pode se transformar no Saci-Pererê, o personagem mais conhecido do folclore brasileiro. O trabalho requer apenas papéis nas cores preto, branco, vermelho e marrom, além de cola, tesoura e canetinhas coloridas.

Como inovar para trabalhar o Folclore na escola

  • Faça teatros e festas. Carnaval, Festa Junina e Folia de Reis são parte do nosso Folclore. ...
  • Cante e dance. ...
  • Explore provérbios, adivinhações e piadas. ...
  • Não se esqueça dos pratos típicos. ...
  • Use as lendas e os mitos.

Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração.

A fruta preferida do Curupira é a manga, assim como seu prato predileto é a salada de folha de manga.

O curupira é um personagem antigo do folclore nacional, citado pela primeira vez em 1560, em relatos do jesuíta português José de Anchieta, como um "demônio das florestas" que persegue, tortura e mata pessoas que entram na mata com intenções maldosas.

Curupira é uma figura do folclore brasileiro. Significado: corumi, "menino", e pira, "corpo", significando, então, "corpo de menino". O curupira é um anão forte e ágil de cabelos ruivos e a lenda diz que ele é o protetor das florestas, que mora na mata e vive fazendo travessuras.

Curupira é oriundo do tupi e existe divergência entre os especialistas a respeito do seu significado. A definição mais conhecida é a que determina que curupira significa “corpo de menino”, mas existem outras definições, como “coberto de pústulas” ou “pele de sarna”.

De figura estranha, o curupira possui um volumoso cabelo vermelho. Entretanto, sua característica mais marcante são os dois pés virados para trás e os calcanhares para frente. Essa estrutura inversa serve para que os caçadores se percam nas florestas.

Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. Essa lenda fala de um ser mítico protetor da floresta que se voltava contra aqueles que entravam na floresta para derrubar árvores ou caçar animais. É uma das lendas mais antigas do nosso folclore.