Como fazer a desparasitação humana?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina, pamoato de pirantel e nitazoxanida. Leia: Oxiúrus – Enterobius vermicularis – Contágio, Sintomas e Tratamento.

Na lua cheia é o período de copular e desovar, que é quando eles saem de onde estão alojados, por esta razão o procedimento de desparasitação deve ser entre a lua nova e a lua cheia, para evitar essa proliferação e acabar com eles.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Febre, tosse, anemia, perda de peso, falta de ar, falta de apetite e coceira no ânus também estão entre os principais sintomas das parasitoses intestinais.

A indicação de antiparasitários de amplo espectro é feita quando for difícil fazer exames para detectar o tipo exato de parasita. Já para o tratamento da giardíase, por exemplo, os médicos indicam o uso de substâncias tóxicas a alguns tipos de bactérias e protozoários, prejudicando a síntese de seu DNA.

A desparasitação externa deve esperar até aos 2 meses mas, se tiver pulgas ou carraças antes deste tempo passar, pode levá-lo ao veterinário para tratamento. A primeira desparasitação é de várias doses; após a primeira dose, deve ser repetida de 15 em 15 dias até duas semanas após o desmame (por volta dos 3 meses).

A desparasitação natural, baseada no protocolo da Dra Hulda Clark tem uma ação sobre diversos parasitas, sem apresentar os efeitos colaterais dos antiparasitários alopáticos.

É comum notar os sintomas intestinais, e o verme também pode se desenvolver em outros locais fora do intestino, por exemplo, nos pulmões, estômago, cérebro. Resultando em outros sintomas como náuseas, vômito, tosse, azia, febre, dificuldade para conseguir respirar e até mesmo alterações neurológicas.

Alguns estudos já associaram o desequilíbrio da microbiota a problemas intestinais, obesidade, depressão e até doenças como o câncer. Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica.

Alterações do apetite, com muita ou pouca fome; Fezes de cores estranhas – muito escuras ou claras; Leve desconforto na região ao redor do umbigo.

"Há um consenso global baseado em evidências de que a desparasitação periódica em grande escala é a melhor maneira de reduzir o sofrimento causado por vermes intestinais", diz Dirk Engels, diretor do Departamento de Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS, em nota da entidade.

Após a desparasitação é necessário ter em atenção a forma como o animal reage nas horas ou nos dias seguintes. Assim, deve verificar-se principalmente as fezes, pois pode haver uma expulsão de ténias e, nesses casos, é urgente consultar e avisar o médico-veterinário.

O modo de ação da nitazoxanida contra os helmintos ocorre através da inibição da polimerização da tubulina no parasita.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

As sementes do mamão são extremamente úteis. Elas têm propriedades que podem matar vários tipos de vermes intestinai. O mamão também auxilia na indução da enzima conhecida como “papaína”, que ajuda na remoção de vermes intestinais.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.