Como fazer uma denúncia anônima pelo WhatsApp SP?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Denúncias de violações de direitos humanos e de violência contra a mulher, feitas, especialmente, por meio do Disque 100 e do Ligue 180, agora também poderão ser feitas via WhatsApp. Para receber atendimento ou fazer uma denúncia o cidadão deve enviar uma mensagem para o número 61 99656-5008.

O Web Denúncia é um serviço via internet à disposição da população de todo o Estado de São Paulo, em complementação ao Disque Denúncia 181. Não é necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo das informações será preservado.

No Brasil, o Ligue 180 é o maior canal de denúncias contra a violência doméstica. O atendimento é 24 horas e pode ser por WhatsApp, telefone e aplicativo.

O WhatsApp recebe as últimas cinco mensagens que o usuário ou grupo denunciado enviou para você. O usuário ou grupo não recebe nenhuma notificação. O WhatsApp também recebe o ID do usuário ou do grupo denunciado, e informações sobre quando a mensagem foi enviada e sobre o tipo de mensagem (como imagem, vídeo ou texto).

Abra a conversa com o contato que você deseja denunciar. Toque em Mais opções > Mais > Denunciar. Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa.

Caso a denúncia seja anônima, estaremos diante de uma delatio criminis inqualificada. Ao receber a denúncia anônima, a autoridade policial terá que se convencer, primeiro, da veracidade dos fatos narrados e isso é feito por meio das investigações preliminares que deverão ser realizadas antes da abertura do inquérito.

Como funciona
Com a garantia do anonimato, o cidadão quando entra em contato com o Disque-Denúncia (181), é atendido por pessoas devidamente treinadas e capacitadas. Ao passar todas as informações sobre a denúncia ele recebe uma senha que o permite complementar a denúncia com novos dados.

Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa. Toque em DENUNCIAR. Observação: quando você faz uma denúncia, o WhatsApp recebe as mensagens mais recentes que o usuário ou grupo denunciado enviou para você, além de informações sobre suas interações recentes com o usuário denunciado.

Se você, ou alguém que você conhece, estiver correndo perigo iminente disque 9-1-1 ou entre em contato com o departamento de polícia local. Se você acredita que foi vítima de um crime de ódio, ou se testemunhou o que acredita ser um crime de ódio: Primeira Etapa: Denuncie o crime à polícia local assim que possível.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, pelo Portal SP156 ou nas Praças de Atendimento das Subprefeituras.

Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato. As denúncias também podem ser feitas pelo serviço telefônico 181.

Vale ressaltar que esse não é um número de emergência!
Este número, (42) 999728703, é exclusivo para receber denúncias por meio de mensagem, as quais são completamente anônimas e sigilosas.

O WhatsApp tem algum sistema de aviso ou o usuário não recebe nenhuma notificação caso seja denunciado? Muita gente fica na dúvida, mas a verdade é que o WhatsApp não avisa quando você denuncia alguém, portanto é impossível saber se você foi denunciado.

O WhatsApp lê a conversa denunciada inteira? Não, somente as últimas cinco mensagens trocadas naquele chat (contato ou grupo) serão recolhidas pelo WhatsApp para a avaliação.