Como fazer uma defesa simples?

Perguntado por: lcampos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Eu, (seu nome completo, sem abreviaturas), (profissão), (estado civil), inscrito no RG sob o nº ........., CPF nº ........, CNH nº ........., residente à rua ........, cidade de ........., telefone nº .................., venho perante Vossa Senhoria, conforme a Lei nº 9.503 de 23/09/97, interpor recurso (ou defesa) ...

Caso sua defesa prévia seja negada, você deve entrar com um recurso na Junta Administrativa de Recursos e Infração (JARI). Sendo indeferido mais uma vez, poderá ingressar em Segunda Instância no CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito.

Excelentíssimo promotor de justiça, é uma honra também trabalhar tendo Vossa Excelência na parte adversa. Será grande o embate obviamente pelo preparo e envergadura de Vossa Excelência, permeado por algo que é inerente ao júri, qual seja, a paixão, nós pela defesa e Vossa Excelência pela acusação.

Ao receber uma citação (popularmente conhecida como intimação), o réu deverá apresentar uma defesa escrita, chamada de “resposta do réu”.

Anexe os documentos comprobatórios à declaração de defesa que instruem a sua defesa e conteste o que o autor está alegando contra você. Date e assine o documento e inclua seu endereço físico atual e informações de contato pessoal, tais como o seu número de telefone.

Exemplo: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da (vara específica) da Comarca de (cidade/estado)”. De acordo com o art 340 do Novo CPC, existe a possibilidade de protocolar a contestação no foro do domicílio do réu, caso haja alegação de incompetência relativa ou absoluta.

A defesa prévia deve conter, obrigatoriamente, os documentos previstos na Resolução nº. 299/2008 do CONTRAN, quais sejam: Cópia da notificação de autuação, notificação da penalidade quando for o caso ou auto de infração ou documento que conste placa e o número do auto de infração de trânsito.

Eu, (seu nome completo, sem abreviaturas), (profissão), (estado civil), inscrito no RG sob o nº ........., CPF nº ........, CNH nº ........., residente à rua ........, cidade de ........., telefone nº .................., venho perante Vossa Senhoria, conforme a Lei nº 9.503 de 23/09/97, interpor recurso (ou defesa) ...

Os caminhos para fazer o pedido são:

  1. Solicitação direta ao Detran do estado;
  2. Solicitação de revisão junto à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);
  3. Enviar o pedido ao Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) como última tentativa.

Fale com o volume de voz adequado para cada ambiente e situação. Entretanto, nunca deixe de falar com entusiasmo e vibração: se não demonstrar interesse pelo assunto que transmite, não conseguirá também interessar e envolver a plateia. 4) Fale com boa velocidade: não fale rápido demais, nem muito devagar.

Características de um bom advogado

  1. Conhecimento aprofundado. ...
  2. Comunicação fluida e efetiva. ...
  3. Visão estratégica. ...
  4. Comportamento ético. ...
  5. Paixão pelo que faz. ...
  6. Empatia. ...
  7. Capacidade de se reinventar. ...
  8. Atenção às novas tecnologias.

Quem foi que instituiu essa tradição? Em 1827, Dom Pedro I decretou que aquele que concluísse os cursos de ciências jurídicas e médicas no Brasil deveria ser tratado como “Doutor“. Médicos e advogados continuam sendo chamados assim por tradição. Um abraço para todos.

Fala-se em defesa de mérito direta quando o réu nega os fatos alegados pelo autor em sua inicial ou as consequências jurídicas advindas daqueles fatos, não apresentando qualquer fato novo.

De forma muito resumida, o advogado de defesa é o responsável por assegurar os direitos do réu durante um processo criminal. Se um homem chamado José for acusado de cometer um assassinato, por exemplo, ele será réu de uma ação. Para defender-se, precisará de um advogado.

Expor, de forma simples, o dia, hora, local, as circunstancias em que os fatos ocorreram. A partir dos fatos, deve o advogado iniciar as argumentações defensivas para provar, por intermédio das provas dos autos ou pela precariedade da acusação, a tese defensiva.

Objetividade: A testemunha deve se ater aos fatos, sem expor opiniões pessoais ou realizar qualquer juízo de valor. Ha exceção quando o juízo de valor é necessário para reprodução dos fatos.

Apenas perguntar a testemunha aquilo que eu sei que ela vai responder. Ou seja, quando eu souber previamente a resposta. Não fazer perguntas abertas, pois pode prejudicar seu cliente. Saber ao certo o que você precisa saber com o depoimento daquela testemunha, para corroborar sua tese defensiva.

Como Relatar

  1. Organize suas ideias. Informe quando e o que aconteceu, se possível com horários e detalhes. ...
  2. Seja minucioso. Se não souber nomes, procure descrever a atividade, aparência física ou características do colaborador ou das pessoas envolvidas. ...
  3. Seja honesto. Todo relato gera um processo ético.

Coloque o número da ação, da vara e o nome das partes. Logo abaixo, escreva a instância em que o processo está e descreva brevemente os fatos que ocorreram. Finalize esclarecendo a probabilidade de êxito do processo diante das provas apresentadas ou no entendimento dos tribunais (provável, possível ou remota).