Como fazer uma breve descrição pessoal?

Perguntado por: uornelas4 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Apresentação pessoal: Confira dicas para se dar bem

  1. Compartilhe suas habilidades. Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. ...
  2. Mencione seus objetivos. ...
  3. Conheça o seu público e fale com ele. ...
  4. Seja positivo e flexível. ...
  5. Pratique, pratique e pratique.

Como escrever uma carta de apresentação?

  1. Comece com os seus dados pessoais;
  2. Coloque as informações de contato do recrutador;
  3. Diga qual vaga você pretende;
  4. Informe o recrutador da sua experiência profissional;
  5. Mencione a sua formação acadêmica;
  6. Compartilhe as suas conquistas;
  7. Explique os seus objetivos profissionais.

Dicas de como fazer uma boa redação “quem sou eu”

  1. Fale sobre quem você é Esta redação é, nada mais, nada menos, que um texto sobre você. ...
  2. Fale sobre o que você faz. ...
  3. Fale sobre o que você quer e acredita. ...
  4. Atente-se à gramática e à ortografia. ...
  5. Seja sincero.

A descrição está presente nas mais diversas produções textuais. A descrição é uma tipologia textual usada para retratar personagens, espaços, momentos, pensamentos etc. Em suma, tudo que é nomeado pode ser descrito. A classe gramatical mais usada para essa função é o adjetivo.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

Exemplo de autodescrições
«Sou uma mulher caucasiana, parcialmente cega, com 40 e muitos anos. Tenho óculos roxos grossos, auscultadores roxos grandes e cabelo louro acinzentado amarrado num rabo-de-cavalo.» M. «Sou um homem caucasiano “cis”, na casa dos 50 anos.

Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

Recapitulando, aqui estão as 7 melhores técnicas para começar um discurso ou apresentação impactante:

  1. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
  2. Cite estatísticas notáveis.
  3. Faça uma pergunta retórica.
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante.
  5. Conte uma história.
  6. Não tenha medo de utilizar o humor.
  7. Cite outra pessoa.
  1. Faça um roteiro para a sua apresentação. Quem nos acompanha sempre aqui no blog sabe que eu sempre faço questão de ressaltar a enorme importância de preparar um roteiro para a apresentação. ...
  2. Com o roteiro em mãos, pratique a sua fala. ...
  3. Opte por uma linguagem simples. ...
  4. Tenha cuidado ao usar os slides.

Resumindo — perfil profissional
Pode ser um Resumo Profissional, um Objetivo profissional ou um Resumo de Qualificações. Portanto, pode ser em texto ou em lista. Escreva apenas um parágrafo de texto, e menos de 6 linhas se lista. Foque em como ajudar o empregador, não no que você quer.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

No primeiro, faça uma breve introdução sobre você e suas paixões; No segundo, mencione as etapas da sua carreira e as lições que você aprendeu; No terceiro, fale sobre os seus sonhos e o seu futuro; Conclua falando do que você precisa aprender para realizar os seus sonhos.

Se vai descrever uma pessoa, indique, por exemplo: nome, sexo, idade, características físicas - cor dos olhos, cabelo e pele, estatura, como se veste? características psicológicas - temperamento e modo de falar.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).

Contém informações que especificam outras características físicas de um documento, tais como: ilustrações, cor, velocidade para reprodução, características do sulco, se tem som e classe do mesmo, número de canais, formato de apresentação de um filme cinematográfico, etc.

Se quisermos enumerar as características físicas de uma pessoa, faremos referência à sua altura, à sua corpulência, à cor do cabelo e dos olhos, à tez da pele, etc.