Como fazer uma breve descrição de atividades nos empregos?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Um modelo de descrição de cargo normalmente envolve informações, como:

  1. Responsabilidades do trabalho;
  2. Experiência necessária;
  3. Habilidades necessárias;
  4. Nível de formação e credenciais necessárias;
  5. Exigências físicas no trabalho e ambiente de trabalho;
  6. Atribuição de relatórios;
  7. Informações sobre remuneração e benefícios.

Portanto, ela inclui experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros detalhes do cargo. Nela, deve conter também a formação necessária e alguns conhecimentos específicos que são essenciais para o trabalho no dia a dia.

O que é descrição de cargo? A descrição de cargo pode ser entendida como a formalização das características da posição e atribuições que cada colaborador tem dentro da empresa onde atua. Inclui itens como experiência profissional, competências, formação acadêmica, posição no organograma, entre outros.

Como fazer uma descrição
Toda descrição deve mostrar as qualidades ou características daquilo que está sendo descrito. Por isso, para fazer uma descrição é preciso observar minuciosamente a realidade que se quer descrever e selecionar os traços que a definem e que interessa ressaltar.

Descrição é o mesmo que detalhar, mostrar ou tornar conhecidas as características de algo ou alguém, o que pode ser feito por via oral, textual ou visual. A descrição pode estar presente numa conversa, num texto ou numa imagem.

A descrição objetiva é mais simples, direta e não possui as opiniões do observador, ele não infere valor no personagem ou objeto. Na descrição subjetiva ocorre o oposto, o observador se envolve com o objeto descrito, revelando as impressões captadas.

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

O formato deve incluir o título do cargo, um resumo das atividades que serão desempenhadas e as principais responsabilidades da vaga. São os requisitos feitos de maneira clara, breve e objetiva.

Saiba como definir funções e salários para cada vaga disponível

  1. Levante as responsabilidades e impactos organizacionais de cada cargo. ...
  2. Pesquise o mercado antes de definir funções e salários. ...
  3. Defina uma política de benefícios. ...
  4. Fique atento às leis trabalhistas de cada área.

Dever que está ligado a um ofício, cargo, trabalho ou função: revisar um texto é a atribuição do revisor; a mais importante atribuição de um advogado é cumprir as leis.

CEO — Chief Executive Officer
Geralmente, em muitas empresas, o cargo de CEO é ocupado pelo dono, diretor ou presidente da companhia. Mas saiba que, nesse caso específico, existe uma linha tênue que separa as atribuições de ambas as posições. O dono (ou diretor, presidente) é, como o nome já diz, o dono do negócio.

Exemplo de autodescrições
«Sou uma mulher caucasiana, parcialmente cega, com 40 e muitos anos. Tenho óculos roxos grossos, auscultadores roxos grandes e cabelo louro acinzentado amarrado num rabo-de-cavalo.» M. «Sou um homem caucasiano “cis”, na casa dos 50 anos.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

Frases com a palavra descrição
Ontem os responsáveis pelo projeto fizeram a descrição das etapas”. “É necessário saber a descrição dos materiais para usá-los”. “A descrição dos objetivos precisa ser clara”. “O professor pediu aos alunos uma descrição adequada do trabalho”.

Que 3 palavras definem você?

  • Liberdade. É o que mais prezo na vida! Na minha vida e nas vidas dos outros! ...
  • Alegria. Alegria gratuita, genuína, sem esforço, e por tudo, por nada, pela possibilidade de estar aqui para observar a riqueza deste agora! ...
  • Inteligência. Esta é a memória mais antiga que tenho do que me falam.

O principal ponto na hora de descrever seu próprio perfil profissional é ser honesto em relação a suas atribuições e qualidades. Apesar de ser uma boa ideia pesquisar mais a fundo sobre os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa, ser autêntico é sempre o melhor caminho!

Segundo Doriane Vasconcelos, consultora em audiodescrição e integrante da Liga Voluntária do Movimento, autodescrição é o encadeamento de um conjunto de características pessoais que envolvem as características físicas, atitudinais, comportamentais, os hábitos e estilos de vida, dentre outras informações.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

As características da descrição são: o uso de adjetivos, locuções adjetivas e orações substantivas adjetivas; a predominância de tempos verbais no pretérito; o emprego de orações coordenadas justapostas; e a enumeração de elementos e a comparação entre eles.