Como fazer uma boa iluminação na sala?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Logo, invista em lâmpadas de teto que vão conseguir iluminar o espaço de maneira homogênea, mas também use sancas de gesso iluminadas, luzes em escadas ou até mesmo em corrimão para um espaço mais aconchegante e não se esqueça de usar luminárias, abajures ou até mesmo arandelas para criar uma iluminação direta em um ...

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Como projetar iluminação residencial? Aprenda em 7 passos

  1. Pense na iluminação desde o começo. ...
  2. Conheça os tipos de iluminação. ...
  3. Escolha um tipo de lâmpada. ...
  4. Observe as especificações das luminárias. ...
  5. Escolha uma cor de iluminação. ...
  6. Respeite cada cômodo. ...
  7. Não deixe de improvisar.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

More videos on YouTube

  1. Iluminação direta. No modelo de iluminação direta, como o nome já diz, a luz é direcionada diretamente sobre algum ponto específico. ...
  2. Iluminação indireta. ...
  3. Iluminação difusa. ...
  4. Iluminação linear. ...
  5. Iluminação de orientação. ...
  6. Iluminação de destaque.

As amarelas são ideais para quartos e salas de estar. É por isso que para um maior conforto, não use luzes “frias e duras” nos dormitórios ou ambientes destinados a relaxamento e descanso. Opte pelas “quentes”, de preferência posicionadas de maneira indireta.

Iluminação na sala de jantar
Uma ótima ideia é combinar luz ambiente e luz de assento. A luz precisa ser brilhante o suficiente para iluminar a mesa, destacar a decoração e criar uma atmosfera agradável e versátil. Para atingir a quantidade ideal de luz, é importante adequar a luz ambiente, bem como acentuar a luz.

A distância entre a iluminação e o tampo da mesa deve ser de aproximadamente 90 cm, variando de acordo com a luminária. Nem sempre deve ficar no centro da mesa. Devemos analisar se a luminária e a lâmpada iluminam toda a área da mesa, se ofuscam demais, se são muito claras ou se esquentam bastante.

As fluorescentes de iluminação branco quente são indicadas para zonas de descanso, como salas. Já as de branco frio são adequadas para zonas de atividade, como cozinha e lavanderia. Evite em locais como corredores e halls de entrada, pois o acendimento e o apagar contínuo reduzem a durabilidade.

A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa; – A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Vale citar também que em todo o ambiente a iluminação não deve ser inferior a 70%.

Dicas baratas e infalíveis para iluminar o seu ambiente

  1. Uma fita de led sob as prateleiras de um aparador; atrás de uma estante; atrás do sofá. O investimento não é alto, você mesmo pode aplicar e tem inúmeras opções, até com cores que mudam com controle remoto.
  2. Luzes de Natal o ano todo. ...
  3. Velas. ...
  4. Lâmpada de Filamento.

Luz branca quente (luz amarela)
Como pode ajudar a criar um ambiente mais sociável e intimista, ela é indicada para quartos, salas de estar e qualquer outro cômodo reservado para o relaxamento ou lazer. Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3500K.

De forma resumida, a resposta para essa questão é: as lâmpadas quentes são mais próximas do amarelo e as frias se aproximam da luz branca ou azul.
...
Quando usar luz quente e luz fria?

  • Cozinha;
  • Escritórios (luminárias de mesa, principalmente);
  • Áreas de serviço;
  • Banheiros;
  • Sala de reuniões;
  • Espaços para gravação de vídeos.

lâmpadas LED

As lâmpadas LED são muito mais eficientes, chegando a ter um desempenho 80% maior do que a incandescente. Consomem uma quantidade menor de energia. Não ficam quentes quando são utilizadas. Possuem maior tempo de duração, chegando a até 45 mil horas de uso.

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Identifique a presença de ofuscamento

  1. Observar qual o melhor posicionamento da Curva de Distribuição Luminosa das luminárias, para que elas estejam fora do campo visual;
  2. Escolher acabamentos com superfícies sem brilhos;
  3. Reduzir os pontos brilhantes em tetos e paredes;
  4. Investir em luminárias com difusores.

Tipo de Luz
A recomendação é optar, sempre que possível, pela luz indireta (ou seja, aquela em que a luminosidade é rebatida e depois se espalha de forma mais leve). Evite qualquer tipo de luz direta, principalmente em cima do sofá, das pessoas, ou em frente à TV, para evitar o ofuscamento, reflexos e desconforto.

As lâmpadas com cores quentes (amarelas) proporcionam uma sensação de tranquilidade no ambiente, além de não forçar os olhos, por não ofuscar as imagens. O indicado é utilizar o produto com intensidade de 2700k e 3000k para garantir esse conforto visual.