Como fazer uma boa estratégia?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 24 de abril de 2023
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5 passos para fazer um planejamento estratégico de sucesso

  1. Os pilares que devem orientar sua estratégia. Escrito por Cynthia Serva, especialista em empreendedorismo.
  2. Defina o seu objetivo. ...
  3. Faça um diagnóstico do mercado. ...
  4. Descubra seus pontos fortes e fracos. ...
  5. Construa um plano de ação. ...
  6. Monitore cada passo.

O que é Estratégia:
Pode significar planejamento bélico, ou seja, a combinação e aplicação dos recursos bélicos no comando de grandes forças militares. De acordo com Maquiavel, a estratégia estabelecia a ligação próxima e óbvia entre a política e o militar durante uma guerra.

Um bom planejamento estratégico pode ser resumido em 4 perguntas ou, melhor ainda, nas respostas a essas 4 perguntas:

  • Por que razão estamos no mercado?
  • Onde estamos agora?
  • Onde queremos estar?
  • Como chegaremos lá?

Veja algumas dicas de como planejar sua rotina.

  1. Tenha horários bem definidos. Definir horários é fundamental para que seu dia flua de forma equilibrada. ...
  2. Defina as prioridades. ...
  3. Faça anotações em uma agenda. ...
  4. Use a tecnologia como aliada. ...
  5. Não deixe de separar um tempo para o descanso.

Quatro elementos fundamentais de uma boa estratégia de informação

  • Primeiro elemento: Business Intelligence. ...
  • Segundo elemento: Gestão de desepenho. ...
  • Terceiro elemento: Análise avançada. ...
  • Quarto elemento: A integridade dos dados. ...
  • Conclusão.

Dependendo do que foi diagnosticado com base na análise inicial, os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento. Estratégia de sobrevivência: deve ser utilizada quando a empresa tem muitos pontos fracos e ameaças externas.

A estratégia vem definir, de maneira sólida, a base da gestão para que a geração de valor seja criada. É a forma como o alta liderança mobiliza seus colaboradores para definir o seu foco de atuação e a oferta de produtos ou serviços. Para onde a empresa quer ir?

5 ferramentas de planejamento estratégico

  1. 1 – As 5 Forças de Porter. ...
  2. 2 – Análise SWOT. ...
  3. 3 – Análise PESTEL. ...
  4. 4 – Matriz BCG. ...
  5. 5 – Pesquisas.

1. O primeiro passo é definir onde estamos. A primeira etapa para o planejamento estratégico da sua empresa é fazer uma análise SWOT. Esse termo vem do inglês e a sigla se refere a quatro elementos: forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Os processos estratégicos são aqueles considerados essenciais para as atividades que a empresa exerce. Trata-se de uma sequência de tarefas responsáveis por gerar valor para o cliente final. São aqueles processos sem os quais seria impossível atender às necessidades dos clientes e superar suas expectativas.

Conjunto dos grandes propósitos, dos objetivos, metas, políticas e planos para concretizar uma situação futura desejada, considerando as oportunidades do ambiente e os recursos da organização.

A Formulação da estratégia. A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler, 2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN) e funcional.

Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento.

  • Estratégias de Crescimento. São as estratégias voltadas para aumento dos lucros, das vendas ou da participação de mercado, aumentando o valor da empresa. ...
  • Estratégias de Manutenção. ...
  • Estratégias de Investimento.

Com o dinamismo das atividades empresariais, novas posições estratégicas surgem de maneira contínua. As novas posições surgirão a partir de novas combinações de respostas às três perguntas básicas: quem, o que e como, desafiando o domínio das posições prevalecentes.

Como fazer seu planejamento estratégico passo a passo?

  1. Comece pelo diagnóstico da empresa. ...
  2. Trace seus objetivos. ...
  3. Crie estratégias e ações. ...
  4. Tenha métricas de desempenho. ...
  5. Prepare um cronograma. ...
  6. Envolva a equipe. ...
  7. Coloque o plano em prática. ...
  8. Avalie e revise o plano continuamente.

7 principais passos na elaboração de um planejamento estratégico

  1. Definir as metas e os objetivos. ...
  2. Realizar um diagnóstico do mercado. ...
  3. Analisar o ambiente interno da organização. ...
  4. Identificar o público-alvo. ...
  5. Definir as estratégias a serem utilizadas. ...
  6. Criar um plano de ação. ...
  7. Mensurar e analisar os resultados.

6 maneiras de organizar os seus afazeres

  1. Monitore os seus afazeres em um lugar central. ...
  2. Aprenda a administrar o seu tempo. ...
  3. Pratique o Inbox Zero (organização da caixa de entrada) ...
  4. Priorize os trabalhos mais importantes. ...
  5. Delegue tarefas. ...
  6. Arrume o seu espaço físico e virtual.

O autor Mintzberg estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

7 elementos-chave na construção de uma estratégia para as empresas

  1. Visão – Sem a visão não há estratégia. ...
  2. Missão – Esclareça quem você é ...
  3. Core Value – Os valores de uma empresa. ...
  4. SWOT Análise. ...
  5. Objectivos a longo prazo. ...
  6. Estabelecer objectivos para cada ano. ...
  7. Criar um plano de acção.

A estratégia tem como característica a mudança, e é um processo dinâmico e ajustável, à medida que a implementação acontece, detectam-se os pontos que precisam se repensados e estabelecem as ações que deverão ser realizadas. Existem várias definições de estratégia abordada por diferentes autores.