Como fazer uma boa apresentação em PowerPoint?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 26 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Dicas para criar uma apresentação eficiente

  1. Minimize o número de slides. ...
  2. Escolha um tamanho de fonte adequado para o público. ...
  3. Mantenha o texto do slide simples. ...
  4. Use elementos visuais para ajudar a externar sua mensagem. ...
  5. Crie etiquetas aos gráficos e elementos gráficos. ...
  6. Escolha planos de fundo de slide sutis e consistentes.

Como arrasar no PowerPoint
É essencial frases curtas, que devam vir preferencialmente acompanhas em tópicos. Dessa maneira, as pessoas que estão assistindo a sua apresentação vão prestar atenção na sua fala e ainda linkar ao mesmo tempo com o que está escrito no slide.

No primeiro slide, você deve incluir título, nome, orientador, universidade, agência de fomento… Esse slide inicial vai te ajudar a relaxar e interagir com o público. Já no último slide, coloque um agradecimento e seu e-mail, Dessa maneira, você vai terminar sua apresentação de modo gentil.

8 dicas para fazer apresentações criativas

  1. Estude o seu público-alvo. ...
  2. Entretenha e seja criativo. ...
  3. Pratique mindfulness. ...
  4. Aumente seu repertório. ...
  5. Busque inspiração. ...
  6. Faça um bom storytelling. ...
  7. Use metáforas. ...
  8. Invista na parte visual da apresentação.

Foque em estabelecer um tamanho viável para os slides, sem ser muito longo e nem muito curto. Não sendo pedido outra cor, o ideal é utilizar o fundo branco, que ilumina bem o espaço e coíbe o sono de quem assiste a apresentação. No caso de imagens de fluorescência ou muito claras, utilize o fundo preto.

Em geral, os slides não devem conter texto corrido, prosa. Eles devem conter itens, não frases. Seu slide deve se parecer mais com poesia do que com prosa. Use entre 6 e 8 linhas por slide.

Conhecer o seu material é essencial para sua apresentação ser bem sucedida. Antes de um bom conteúdo, roteiro ou visual. Só com um bom entendimento do seu conteúdo você fará uma boa apresentação. Assim, dedique a estudar sua apresentação sob dois pontos de vista: primeiro entendendo sua apresentação como um todo.

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

O que não fazer em apresentações de PowerPoint

  1. Colocar fontes diferentes. ...
  2. Copiar e colar imagens e vídeos. ...
  3. Inserir muito texto. ...
  4. Não revisar a apresentação. ...
  5. Colocar muitos efeitos, transições e imagens. ...
  6. Arquivos grandes. ...
  7. Uso excessivo de cores.

Escolher um estilo de fonte simples, como Arial ou Calibri, ajuda a obter sua mensagem. Evite fontes muito finas ou decorativas que possam prejudicar a capacidade de leitura, especialmente em tamanhos pequenos.

Introdução; • Objetivo; • Material e Metodologia; • Resultados; • Conclusão; • Recomendações. Breve exposição sobre o tema a ser apresentado; Momento de capturar a atenção dos presentes para a importância e validade do assunto a ser apresentado.

Uma apresentação de 20min pode ter 10 slides ou 30. Nenhuma das opções está errada, nossa dica é: tenha sempre o domínio sobre o que está apresentando e treine o máximo possível para aprimorar seu poder de argumentação e a oratória.

Para iniciar uma apresentação de slides no PowerPoint para a Web, abra o arquivo e, na guia Apresentação de Slides da faixa de opções, selecione Reproduzir no início.

Conteúdo

Quantos slides deve ter uma apresentação de 5 minutos?10-20 slides visuais
Seres humanos famosos com uma habilidade de apresentação de 5 minutosSteve Jobs, Sheryl Sandberg, Brené Brown
Que software pode ser usado para apresentação?AhaSlides, Powerpoint, Nota principal …

PowerPoint tem dois tipos de virtual guias (linhas tracejadas) para ajudar a alinhar objetos em seus slides enquanto você estiver movendo ou dimensionamento-los: guias inteligentes e guias estáticas.

As principais técnicas para iniciar bem, ao criar apresentação, são:

  1. Citar outra pessoa. ...
  2. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  5. Faça uma pergunta retórica. ...
  6. Cite estatísticas notáveis. ...
  7. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

Conheça agora os principais tipos de apresentações corporativas:

  • apresentações de resultados;
  • apresentações de negócios;
  • apresentações de produto;
  • apresentações para investidores;
  • apresentações de conversão ou vendas;
  • apresentações comerciais;
  • apresentação de dados;
  • apresentação de projetos.