Como fazer uma apresentação pessoal em uma entrevista?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
3.9 / 5 12 votos

Uma boa apresentação pessoal deverá explicar quem é você e quais são as suas habilidades e qualificações. Cuidado para não exagerar, mas compartilhe seus pontos fortes. Não é necessário e nem há tempo para ser muito específico. Contudo, é importante mostrar que você sabe o que busca, quais são os seus objetivos.

5 dicas para frases de apresentação impactantes

  • Faça perguntas para reflexão;
  • Afirmações que dívida opiniões;
  • Não use dramas nas frases;
  • Personalize as frases para ficar ainda mais peculiares.

Apresentando-se para alguém. Diga o seu nome e pergunte o nome da pessoa. Se a apresentação for formal, fale: "Olá, eu sou [nome][sobrenome]". Se for uma apresentação informal, diga: "Oi, eu sou [nome]." Logo depois de dizer seu nome, pergunte o nome da pessoa, dizendo: "Qual o seu nome?" em um tom agradável.

Não se esqueça do básico
Até a apresentação pessoal mais criativa precisa de elementos básicos, como dizer o seu nome, suas qualificações e tempo de carreira. Dependendo das características da vaga, outros dados podem ser necessários. Isso também vale pro aspecto visual da sua apresentação.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

Há diversas maneiras de começar conquistando a atenção da plateia. É possível começar pelo fim, olhar para o passado, projetar um futuro, fazer uma piada ou pedir que as pessoas façam algo, por exemplo. E ilustrar seu ponto de alguma maneira, seja com uma história ou uma anedota, pode ser o melhor caminho.

Por esse motivo, a primeira dica que temos para te dar é: seja sincero nas suas respostas. Ao ser perguntado sobre seus pontos fortes, você não precisa listar uma quantidade imensa de atributos para impressionar. Muitas vezes, menos é mais. O principal é que, ao mencionar suas qualidades, você seja verdadeiro.

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

As 7 melhores técnicas para começar uma apresentação ou discurso

  1. Citar outra pessoa. ...
  2. Aliás, não tenha medo de utilizar o humor. ...
  3. Conte uma história. ...
  4. Seja ousado e fale uma frase impactante. ...
  5. Faça uma pergunta retórica. ...
  6. Cite estatísticas notáveis. ...
  7. Mostre um exemplo interessante sobre o tema.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Fuja do marketing pessoal vazio
"Não precisa fingir ser o super-homem, pois todos cometem erros. O importante é mostrar como você se comportou nessas situações", diz Marucci, da Asap. A dica é contextualizar sua carta de apresentação com fatos. "Construa resultados e deixe-os falar por você", afirma o professor Caxito.

Como fazer uma redação "quem sou eu"
Fale sobre eventos importantes da sua vida pessoal no segundo parágrafo; Mencione os seus sonhos no terceiro parágrafo; Explique o que é necessário para alcançar seus sonhos no quarto parágrafo; Diga que esta vaga pode te ajudar com isso.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.

Uma boa forma de responder é mostrar que você entendeu os objetivos da empresa. É possível até usar algumas palavras-chave e frases do site, mas deve emendar com algo pessoal. Por exemplo “Eu me sinto atraído por essa missão porque …” ou “Eu realmente acredito nessa abordagem porque …”. Isso faz toda a diferença.

1. Faça uma lista com os tópicos mais importantes

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.