Como fazer uma análise de fonte?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória). Identificar o contexto histórico (período / acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto). Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).

Tipos de fontes históricas

  • Fontes históricas escritas. As fontes históricas escritas são todos os vestígios escritos que pessoas produziram em épocas passadas. ...
  • Fontes históricas orais. ...
  • Fontes históricas visuais ou iconográficas. ...
  • Fontes diretas. ...
  • Fontes indiretas.

O trabalho com fontes históricas em sala de aula requer cuidados, pois todo documento histórico expressou uma versão de um determinado fato ou momento. Para utilizar boas metodologias, o professor precisa construir um roteiro de análise para os alunos.

É pelo método histórico que o resíduo é transformado em fonte para fornecer informações sobre o que foi o caso no passado.

Identificar o tema tratado (distinguir a informação principal da acessória). Identificar o contexto histórico (período / acontecimentos em que se enquadra o assunto do texto). Interpretar o documento (esclarecimento de vocábulos ou frases cujo sentido lhe suscite dúvidas; explicação das ideias centrais).

As fontes de informação da BVS são organizadas e classificadas em seis tipos: 1) fontes primárias, 2) fontes secundárias, 3) fontes terciárias, 4) serviços de disseminação e inclusão informacional 5) comunicação e colaboração e 6) componentes integradores.

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

- Fontes Primárias: cartas, bulas, registros civis, jornais, testemunhos orais, tradições, lendas, monumentos, paisagens. filmes, fotografias. - Fontes Secundárias: resultado da interpretação de fontes: enciclopédias, biografias e historiografia. -* Fontes Terciárias: guias, catálogos, indexações.

Fontes imateriais são aquelas cujo suporte não é admitido ou não é essencial para sua existência enquanto fonte. Danças, gestos, culinária e expressões regionais são exemplos.

Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Aprimora a habilidade comunicativa, permite a construção do conhecimento, responde a questionamentos e tem o poder até mesmo de modificar a forma de ver o mundo. Estamos falando de um dos meios de comunicação mais antigos e incríveis: O Livro.

Fonte única é o material construído ou lapidado no momento do estudo primário. Para ser considerada uma fonte única, o material deve preencher os requisitos CDE. Ela deve ser completa, ou seja, deve conter todas as informações que você precisa sobre o assunto, e não apenas fragmentos da matéria.

A materialidade das fontes históricas
E se houver a possibilidade de trazer o objeto físico para a sala de aula com certeza isso será uma excelente forma de abordar o tema das fontes históricas: pode ser um utensílio doméstico, uma peça de roupa, uma ferramenta, um livro, etc. Eu usaria o exemplo do brinquedo.

A fonte é um elemento visual muito importante na apresentação do texto, é através das variações de formato, peso e tamanho desta que vemos o texto como sendo mais ou menos importante. Para textos que serão apresentados na rede se recomenda o uso de fontes sem serifas, esse tipos de fonte deixa a leitura mais limpa.